quarta-feira, julho 18, 2012

Cantuquiriguaçu:Condetec promoveu reunião que tratou também das Políticas Especiais, os ODM e a Agenda de Compromissos

A Coordenadora do Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU, CONDETEC, Ana Maria Ferreira Ribas convocou os membros do Conselho e das Câmaras Setoriais, para reunião ordinária na tarde deste dia 18 de julho de 2012 (quarta feira) às 14:00 horas, no Assentamento 8 de junho, BR 158, km 407, Laranjeiras do Sul. Atividades de campanha política acabaram por afastar a maior parte dos conselheiros de toda a região desta reunião de hoje. Na programação, a Abertura pela coordenação.

Depois, apresentação das ações do Serviço Social da Indústria, SESI e os ODM, a importância da Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Agenda de compromissos para os Prefeitos Gestão 2013/2016. A palestrante foi, Maria Aparecida Zago Udenal, a Cidinha, do Movimento Nós Podemos Paraná.

Na sequencia houve a palestra de José Claudenor Vermohlen, o Zeca, da Secretaria Nacional de Relações Político- Sociais da Presidência da República(foto). Também houve apresentação do Projeto Plano de Providencia de Nova Laranjeiras referente a construção do Trevo de acesso da BR 277 para a Estação Nova Laranjeiras, para ser validado pelo CONDETEC.

Apresentação do Professor Antonio Carpes que fez um esboço do documento final da Proposta do Simpósio de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu, SIMDETEC. Na parte final da reunião foram feitas avaliações sobre o desempenho do CONDETEC e sobre os projetos em estudo neste momento.
Muito foi falado sobre Políticas sociais, os ODM e a Agenda de Compromissos dos objetivos de desenvolvimento do Milênio, dos Governos Federal e Municípios para o período de 2013 a 2016. Por meio da Agenda de Compromissos prefeitos e prefeitas poderão trabalhar com uma plataforma que permite monitorar os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na gestão administrativa.

Foram selecionados os principais programas federais que têm relação direta com o cumprimento dos oito objetivos e indicadores de cada programa ou política pública para que as metas sejam assumidas anualmente pelos gestores municipais. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ODM, foram estabelecidos a partir da Declaração do Milênio das Nações Unidas, em setembro de 2000. Os oito compromissos concretos se cumpridos nos prazos fixados deverão melhora o destino da humanidade. São eles: Acabar com a fome e a miséria; Educação básica para todos; Igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil, tema que foi bastante discutido na reunião desta quarta-feira(18); Melhorar a saúde das gestantes; Combater a AIDS, a Malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Também em relação ao CONDETEC, ficou decidido que as reuniões só serão retomadas depois das eleições de outubro/2012.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul