quinta-feira, abril 10, 2014

Laranjeiras do Sul:Novos Professores Sêniors são apresentados ao Campus da UFFS

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Campus Laranjeiras do Sul realizaram, na última terça-feira (08), a solenidade de apresentação à comunidade acadêmica dos novos Professores Visitantes Nacionais Sêniors (PVNS), Delia Rodriguez Amaya e Antonio Marsaioli Junior. 
Os dois professores atuarão junto ao Grupo de Trabalho de Ciência de Alimentos. De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Joviles Vitório Trevisol, a tarefa deles será integrar-se ao GT, participar de projetos de pesquisa, orientar e prestar consultoria permanente ao GT no que diz respeito à elaboração de projetos para programas de pós-graduação.
O Reitor, Jaime Giolo, enfatiza a importância da presença dos novos professores, que atuarão na UFFS através de bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “A contribuição desses profissionais é muito importante, pois eles têm vasta experiência e trajetória acadêmica, envolvimentos com questões de pesquisa de desenvolvimento de tecnologias e programas de pós-graduação já consolidados”.
Trevisol corrobora as afirmações do Reitor: “Os sêniors são fundamentais para a fase de implantação da UFFS, pois trazem para a Instituição experiências fundamentais que foram acumulando ao longo dos anos e trazem, especialmente, contatos e relações que são importantes para a consolidação da universidade”.
Dar prosseguimento às atividades profissionais mesmo depois da aposentadoria é uma oportunidade única para o Professor Sênior Antonio Marsaioli Junior. “É ótimo continuar meus trabalhos profissionais no campo da pesquisa, do ensino e da extensão, e poder transmitir esta experiência adquirida a esses jovens doutores, doutorandos e estudantes de pós-graduação para que eles possam desfrutar um pouco do que tive de experiência de vida”, comenta. A Professora Sênior Delia também se diz otimista. “Estou com muita expectativa para estabelecer um novo programa de pós-graduação na UFFS e quem sabe, num futuro próximo, podermos estar em outra cerimônia, dessa vez celebrando a aprovação de uma proposta”.
O Programa
O Programa Professor Visitante Nacional Sênior – PVNS constitui um instrumento de execução da política de desenvolvimento da educação superior e do Sistema Nacional de Pós-Graduação do País – SNPG, no segmento das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES. Ele propicia a professores e pesquisadores de consagrado mérito científico e reconhecida experiência acadêmica, a realização de estudos ou pesquisas de alto nível, além da participação no desenvolvimento de planos, programas e projetos que contribuam para o aprimoramento e consolidação do desempenho científico-acadêmico das IFES que preferencialmente foram criadas a partir do ano 2000 ou que possuam campi ou unidade fora de sede.
O programa é promovido pela CAPES e tem como principal objetivo apoiar a execução de estudos e pesquisas pelo Professor Visitante Nacional Sênior, que, em conjunto com planos institucionais, contribuam para criação ou fortalecimento de programas de pós-graduação stricto sensu, além de propiciar a produção de conhecimento científico.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul