terça-feira, abril 01, 2014

UFFS- Campus Laranjeiras do Sul promove evento que relembra os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil

De 07 a 11 de abril, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realiza o evento “50 Anos de Golpe Militar no Brasil: Reflexos na Sociedade Brasileira”. Na programação estão palestras, ciclos de cinema, debates e exposição fotográfica. O evento é uma iniciativa do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas e acontece simultaneamente em mais três universidades: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
“No dia 1º de abril de 2014 faz 50 anos que o golpe militar ocorreu no Brasil. Precisamos rememorar esse fato e trazer de volta o debate para que nunca mais volte a repetir-se um ato como esse”, explica a professora Ana Cristina Hammel, coordenadora adjunta do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas. “Vamos discutir, durante esta semana, com a comunidade acadêmica, com os professores da rede de educação básica e com toda a comunidade externa, o que foi o golpe, a questão da comissão da verdade e do ataque aos direitos humanos. Essa é uma parte da história do Brasil que ainda não foi resolvida e que tende a ficar no esquecimento se não fizermos ações como esta”, complementa a docente.
A abertura do evento trará a palestra “O imperialismo e o golpe civil-militar de 1694”, com o advogado Aton Fon Filho, da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap). Fon Filho é especialista em direitos humanos e dedica-se a temas como conflitos sociais, criminalização dos movimentos sociais, reforma agrária, política e direitos econômicos e sociais.
Além das universidades parceiras, o evento conta também com o apoio do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFFS e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (AAP).
Durante a semana do evento haverá uma exposição fotográfica sobre o Golpe Militar no Brasil e a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) no saguão do Bloco A da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. No período de 08 a 11 de abril haverá lançamento e exposição de livros.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas no site da UFFS (www.uffs.edu.br) no período de 31 de março a 07 de abril, ou no local do evento.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail   educacao.campo.humanas.ls@uffs.edu.br ou pelo telefone (42) 3635-8673.

Programação:
programacao

Um comentário:

Unknown disse...

A Festa ´w do MST, dos Comunistas e guerrilheiros, mas além de guerrilheiros, são baderneiros

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul