sexta-feira, julho 25, 2014

A conta dos erros da política energética será paga por todos

Miriam Leitão

Não tem como escapar. A garantia que os bancos receberam para emprestar - primeiro os R$ 11,2 bilhões em abril e agora mais R$ 6,5 bilhões - às distribuidoras de energia foi o aumento da tarifa de energia elétrica. Está no contrato, e a conta vai sendo paga pelo consumidor.

Essa é apenas a parte mais visível da confusão, porque as distribuidoras não estão sozinhas. Há problemas também com as geradoras, que produzem a energia.

Cerca de 70% da eletricidade do país é produzida no Sudeste, onde os reservatórios apresentam um nível de apenas 34%. Isso força a utilização das térmicas a pleno vapor. Para os períodos em que ficam paradas para revisões técnicas, elas são obrigadas a comprar energia no mercado à vista, aumentando o custo da operação de gerar energia.

Que venha a chuva. Mas ela sozinha não será suficiente para segurar o aumento da tarifa de energia elétrica. Atualmente, o desafio energético do Brasil vai além do problema hidrológico, foram erros na condução da política de energia que nos colocaram nessa situação. Preparem o bolso porque a conta está chegando.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul