quinta-feira, julho 17, 2014

Candói:Município conquista recurso para recuperar microbacia do Rio Passo Grande

Uma parceria entre o Governo Municipal de Candói e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB) acaba de viabilizar a liberação de R$ 188 mil que serão usados na recuperação da microbacia do Rio Passo Grande. O projeto foi elaborado, em 2013, pelo Instituto Emater e se destaca por sua importância ao se tratar do rio que abastece a população do município. Pelo menos, 108 produtores serão beneficiados.

O recurso será investido na proteção de fontes com o sistema de solo-cimento e na distribuição de 100 toneladas de fosfato natural para a correção do solo. Entre as metas, está a implantação de sistemas de saneamento básico rural, a construção de 3km de cerca para proteção de mananciais e a instalação e dois abastecedouros comunitários. O projeto prevê ainda, a construção de esterqueiras de lona plástica para conter dejetos animais e a compra de um distribuidor de esterco líquido.

O prefeito Gelson Costa (PT) destaca a importância de se investir no rio que abastece o município e os benefícios para os cidadãos candoianos. “Além da rede de esgoto que já está sendo construída, conquistamos mais este recurso em parceria com a Emater que vai beneficiar os produtores e os moradores da cidade. O rio Passo Grande merece o investimento porque é ele que abastece a nossa população”, diz.

Para o secretário de Agricultura, Valdomiro Ivatiuk Júnior, a recuperação da microbacia do rio tem reflexos direto para a sua preservação. “É fundamental para a saúde da população através das ações de saneamento básico. E há ainda o aumento de renda e da produtividade com a correção de solo e o aproveitamento do esterco do bovino de leite”, comenta o secretário.

Sobre a microbacia
A microbacia do Rio Passo Grande tem 3,2 mil hectares de extensão e 30km de estradas municipais. É rica em nascentes e córregos e sua precipitação pluviométrica é de 1.700mm, distribuídos ao longo do ano - a maior parte no verão. Além da atividade leiteira, as culturas anuais ocupam a sua maior parte com plantios de soja, milho, feijão e aveia.

Assessoria de Comunicação



FONTE: http://www.candoi.pr.gov.br/exibenoticia.php?id=238

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul