terça-feira, julho 22, 2014

Entrevista do candidato à Presidência da República pela coligação Muda Brasil, Aécio Neves

Assunto: reunião com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso
Encontrar o ministro Durão Barroso é sempre um prazer. Além de ter sido uma oportunidade também de falarmos um pouco sobre a Europa, sobre o Mercosul. Tanto ele, quanto eu, percebemos que o atraso nas negociações do Mercosul com a União Europeia, na verdade, está impedindo o Brasil de já receber benefícios importantes dessa parceria. Não é desconhecido do mundo que a União Europeia tem feito parcerias, inclusive bilaterais, com vários países, com várias regiões, inclusive com a nossa, com a Aliança do Pacífico e agora com os Estados Unidos. E tudo isso vai tirando espaço das negociações que poderiam beneficiar o Brasil.
 Infelizmente, temos hoje uma política externa que prioriza o alinhamento ideológico em detrimento de parcerias comerciais que poderiam gerar mais renda, mais emprego, a inclusão das empresas brasileiras nas cadeias globais de produção, por exemplo.
 Tive a oportunidade de ouvir a opinião do ministro sobre a crise, hoje, na Ucrânia, que envolve a Rússia, que gera preocupação em todo o mundo, mas em especial à União Europeia.
 O Ministro Durão Barroso é um homem de centro, um homem do equilíbrio e ele tem sido, ao longo desses últimos dez anos, o ponto de convergência da União Europeia. Ele reitera a sua convicção na força do Euro, mas busca no limite dos seus esforços pessoais, de alguma forma, apressar, antecipar os entendimentos com a nossa região que ele considera extremamente salutar, tanto pra nós, quanto pra União Europeia. Infelizmente, repito, essa agenda ficou para 2015.
 E em um momento em que tivermos um governo que não busque apenas aliança entre vizinhos, mas aliança com quem possa ajudar a desenvolver a nossa economia é que o entendimento com a União Europeia vai avançar. E eu espero que isso possa ocorrer a partir de 2015

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul