segunda-feira, julho 28, 2014

MTZ Belarus vai construir fábrica de tratores no PR

A empresa MTZ Belarus, da Bielo-Rússia, anunciou na quarta-feira (23) que construirá uma fábrica de tratores no Paraná. A instalação da unidade vai ser feita através do programa Paraná Competitivo, do governo estadual, que concede incentivos para investimentos industriais que geram empregos e renda. A previsão é começar a produção em 2016 com a produção de 10 mil tratores por ano. O projeto foi apresentado ao governador Beto Richa em reunião no Palácio Iguaçu.

Jaime Zorzeto, diretor presidente da empresa Disan-Diagro, uma das sócias na parceria da MTZ Belarus no Brasil,explica que o Paraná possui qualidades que atendem as necessidades da empresa. "O Paraná é um celeiro agrícola com capacidade de produção que cresce a cada ano. Aqui encontramos mão-de-obra qualificada, indústrias, infraestrutura e incentivos fiscais por parte do Governo", comentou.

Ele também comentou as vantagens logísticas e de mão de obra. "O Estado também possui uma posição geográfica estratégica pela proximidade com países do Mercosul e pela fácil entrada para o Centro-Oeste do Brasil. Outro benefício é o Porto de Paranaguá com grande infraestrutura para atender a demanda de exportação", completou Zorzeto. Os produtos da empresa são comercializados para 120 países do mundo.

O governador Beto Richa apresentou os pontos fortes da economia do Estado e destacou que o Paraná tem muito interesse pela instalação da nova indústria. "Uma grande empresa mundial que está entre as oito maiores fabricantes de tratores do mundo. Será muito bem-vinda no Paraná, que é o Estado que mais cresce no Brasil e que respeita a iniciativa privada", afirmou Richa.

O governador afirmou ainda que o Estado vive um dos maiores ciclos industriais da história e está entre os dois grande crescimentos industriais do país. Em três anos e meio, atraimos mais de R$ 35 bilhões em investimentos de empresas nacionais e internacionais. O Estado foi o escolhido entre Goiás, Santa Catarina e Tocantins.

"O Paraná se tornou muito competitivo na atração de empresas, se consolidando como o grande pólo automotivo", completou Richa. Ele citou a instalação de grandes empresas como Renault, Volvo, Wolksvagen - Audi, Paccar e Sumitomo, fabricante de pneus. A MTZ Belarus está no mercado desde 1949 e é uma das 8 maiores fábricas de tratores do mundo. Produz e vende de 55 a 60 mil unidades por ano com potência que vai até 350 cavalos. A empresa está com projeto para desenvolver neste ano tratores de 400 a 450 cavalos de potência.

Em 2013, segundo o Ministério do Trabalho, o Paraná fechou como o terceiro maior gerador de emprego com carteira assinada. De acordo com o IBGE, o Paraná fechou 2013 com 5% de crescimento do PIB, mais que o dobro do crescimento do Brasil, que foi de 2,3%. "Temos muito interesse no Paraná e vemos grandes perspectivas para o futuro da empresa", afirmou Kazakevitch, chefe do Departamento de Promoção e Realização da Produção nos países não pertencentes à Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul