quarta-feira, julho 02, 2014

Palmital:Projeto incentiva destinação correta ao lixo eletrônico

Equipe da Secretaria de Saúde está percorrendo a cidade fazendo recolhimento de materiais como eletrodomésticos e eletroeletrônicos
Todos sabem que o lixo eletrônico é extremamente prejudicial ao meio ambiente, mas o problema é como fazer o descarte corretamente. Pensando nisso a Secretaria de Saúde de Palmital, através do setor de Endemias, está desenvolvendo um projeto para sistematizar o processo de coleta, armazenamento e destinação de equipamentos, objetos e aparelhos eletrônicos. Objetivo, segundo a agente de Endemia, Veridiana Garroso, é fazer o descarte adequado para reciclagem e aproveitamento destes produtos, sem custos para a comunidade. “Entramos em contato com uma empresa que trabalha com reciclagem de lixo de Londrina, e enviaremos o material para ser reciclado. Foi uma forma que a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde encontrou de investir em sustentabilidade e numa melhor consciência ambiental”, disse Veridiana.
O projeto Recilcagem de Lixo Eletrônico teve início, na sexta-feira (27), e fará o recolhimento de materiais como pilhas, baterias, computadores, celulares, telefones, tvs, rádios, fios, fax, aparelhos de DVD, carregadores, impressoras, CPU, fontes, mouses, placas diversas, roteadores, scanners, calculadoras, aparelhos de CD, controle remoto, ventiladores, alto-falante, entre outros. Uma equipe da Secretaria de Saúde está percorrendo a cidade, principalmente lojas e escolas, municipais e estaduais, para recolher este material que posteriormente será armazenado num barracão, até que a empresa responsável venha buscá-lo. O barracão fica próximo ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social), na Vila Verde. A partir do dia 1º de julho, quem tiver lixo eletrônico em casa, poderá leva-lo até este ponto de arrecadação.
Além de trabalhar neste novo projeto, a Secretaria de Saúde, também atua permanentemente no combate ao mosquito da dengue, realizando mutirão de limpeza, em todas as localidades, tanto da cidade, quanto do interior.
Ao ser descartado no lixo comum, o lixo eletrônico transforma-se num grave problema para o meio ambiente, oferecendo riscos à população, já que possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático e se queimados, poluem o ar.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul