segunda-feira, agosto 18, 2014

2º SIMPÓSIO MADEIRA & CONSTRUÇÃO

Presidente da Cohapar será um dos palestrantes no 2º Simpósio Madeira & Construção
Na palestra, Mounir Chaowiche vai destacar o trabalho da instituição e os projetos para o uso da madeira nos projetos habitacionais do Estado

O Simpósio Madeira & Construção, que esse ano está em sua segunda edição, pretende promover discussões a respeito da construção sustentável e do uso da madeira como material construtivo. Mais do que isso, o evento traz também importantes nomes ligados à construção civil. Uma das palestras já confirmadas no evento é a de Mounir Chaowiche, diretor-presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O foco do debate será a atuação da instituição nos últimos anos, com algumas metas de trabalho, situação atual e o modelo de produção adotado. O simpósio acontece nos dias 28 e 29 de agosto, no Campus da Indústria, em Curitiba (PR).

“A Cohapar tem buscado constantemente a inovação em seus projetos, em especial no aspecto sustentável. Nosso setor de projetos está sempre aberto a novas medidas, equipamentos e tecnologias que minimizem os gastos com água e energia elétrica, além de impactarem minimamente o meio ambiente. O grande desafio da construção civil é aplicar essas medidas sem onerar os custos de financiamento para as famílias de baixa renda. Atualmente, utilizamos madeiras para a estrutura de cobertura com certificação de origem, caixa de descarga acoplada e, quando possível, aquecimento solar para a redução de gastos com energia elétrica”, explica Chaowiche.

Para ele, a madeira como material construtivo poderia ser uma boa saída para as construções populares, como nos projetos do Minha Casa Minha Vida, desde que tenham durabilidade e conforto de uma habitação convencional e sejam competitivas em preço. “Trabalhamos sempre com a preocupação de que a habitação deverá ter uma durabilidade igual ou superior ao período de financiamento dos imóveis. Os custos de manutenção e de ampliação também precisam ser considerados, uma vez que o nosso público prioritário de atendimento não tem condições financeiras para contratação destes serviços”, comenta.

No momento, o diretor-presidente adianta que a Cohapar fechou uma parceria com a empresa curitibana Tecverde para a construção de casas com woodframe. O projeto será realizado no município de Colorado e prevê a construção de 272 imóveis neste modelo. “Agora, estamos aguardando a aprovação do agente financeiro para darmos início às obras de construção”, revela. Além disso, Chaowiche revelou que, apesar de a Cohapar ainda não ter projetos em madeira ou woodframe para amparar pessoas em situações de emergência, como aquelas vítimas de enchentes, por exemplo, “essa é uma alternativa que está sendo estudada, junto com outros métodos construtivos, para o atendimento da demanda emergencial”.
Sobre o evento, Mounir Chaowiche destaca que toda a troca de informações para o conhecimento e aprimoramento de tecnologias construtivas é importante para o setor da construção civil. Segundo ele, a Cohapar ainda não possui obras em andamento com a utilização de madeira em seus projetos de habitação de interesse social. Por isso, é importante que esteja atenta a essa alternativa construtiva, conhecendo seus diferenciais e vantagens.

Para desmistificar o uso da madeira na construção civil brasileira, o diretor-presidente da Cohapar acredita que seria interessante aumentar os investimentos para a melhoria da qualidade e do custo desse modelo construtivo no país. “Nos Estados Unidos, por exemplo, a madeira é tratada e sua durabilidade e conforto são bem superiores aos utilizados em casas com madeira no Brasil. Acredito que, por isso, ainda há uma dificuldade na sua aplicação em mais projetos. Eventos como o
Simpósio Madeira & Construção também são de suma importância, pois contribuem para a disseminação de boas práticas e inovações no setor. Com a troca de boas experiências, o setor e as empresas do ramo só têm a ganhar”, completa.

O evento é uma promoção da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Sinduscon-PR.
Mais informações e inscrições: www.expomadeira.com.br


Assessoria de Imprensa Simpósio Madeira&Construção INTERACT Comunicação Empresarial Atendimento:
Juliane Ferreira – 41 3079.2719 juliane@interactcomunicacao.com.br
Maureen Bertol – 41 3779.2716 redacao@interactcomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul