terça-feira, agosto 19, 2014

2º Simpósio Madeira & Construção

Palestra vai abordar a experiência da França quanto ao uso de madeira na construção civil
Evento que acontece em Curitiba dias 28 e 29 de agosto vai reunir profissionais, pesquisadores e representantes do governo

Nos dias 28 e 29 de agosto, Curitiba (PR) recebe a segunda edição do Simpósio Madeira & Construção, que acontece no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Para trazer uma nova experiência acerca do tema principal do simpósio, “Construções Sustentáveis com Madeira de Florestas Plantadas”, o engenheiro especializado em estruturas de madeira Gustavo Lozano Côrtes vai trabalhar a palestra "Soluções técnicas em 50 anos de construções em madeira". O objetivo é mostrar os produtos utilizados pela empresa francesa Simonin nos 50 anos de existência e trazer um pouco do que acontece na França com relação à construção sustentável.

“Primeiramente, vou apresentar dois produtos: o Résix, um tipo de junção tecnológica, patenteada pela Simonin, que utiliza barras metálicas coladas no interior da madeira; e o Sapisol, que é um painel ‘sanduíche’, também patenteado pela Simonin, utilizado em coberturas. Para finalizar, mostrarei algumas fotos das obras executadas ao longo desses anos”, adianta.

Segundo Côrtes, um evento como o simpósio é ideal para discutir o setor madeireiro e o que ele pode proporcionar para a construção civil. Além disso, mostra os problemas do setor e o que é possível ser feito para melhorar e avançar com tecnologia e qualidade. “Inovar com sustentabilidade é aumentar a utilização da madeira na construção civil. A madeira é um material sustentável e o futuro da construção. ‘O bom material no bom lugar’ é o principio das construções mistas: onde a performance da madeira é melhor, temos que usar a madeira; onde o concreto é melhor, temos que usar o concreto e assim por diante. Seguindo esse princípio será possível mostrar o valor da madeira para a construção civil”, garante.

Para popularizar esse material construtivo na construção é preciso, de acordo com o palestrante, mostrar o que pode ser feito com madeira sem deixar de lado a tecnologia e a qualidade. “Na Europa, a mentalidade vem mudando e a utilização da madeira na construção civil cresceu nos últimos anos. Precisamos fazer o mesmo no Brasil”, completa.

O evento é uma promoção da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Sinduscon-PR.

Mais informações e inscrições: www.expomadeira.com.br


Assessoria de Imprensa Simpósio Madeira&Construção

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul