domingo, agosto 24, 2014

Cascavel:Rebelião na PEC, um preso morto e agentes penitenciários foram jogados de cima do pavilhão, "De menor e pauladinha" comandam a rebelião

Momentos de tensão foram registrados neste domingo (24), na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC). Dentre os 1040 detentos que estão na penitenciária a princípio mais de 500 formaram uma rebelião.
O tumulto teria começado logo após o café da manhã. De início eles fizeram de reféns dois agentes penitenciários e um ex-policial civil e atearam fogo nos colchões. Os rebelados subiram no telhado e começaram um grande tumulto com faixas escrita PCC (Primeiro Comando da Capital).
No decorrer da rebelião, vários detentos também foram feitos reféns. Esses detentos são chamados de “Duque”, que seriam estupradores. Com grito de guerra eles pediam por dignidade.
Durante a manhã, quatro detentos foram jogados do telhado. Dois foram mortos, mas não há confirmação se foram os mesmos jogados do telhado. Familiares dos presos e dos agentes e curiosos se aglomeraram próximo da Penitenciária para acompanhar a rebelião.
Várias equipes policiais e agentes penitenciários estiveram no local para tentar controlar o tumulto, no entanto, os rebelados não se intimidaram. Um deles ocupou a guarita e danificou toda a janela. Os demais quebraram várias partes da penitenciária e faziam de armas brancas ponte aguda para um possível confronto.
Perto do meio dia, a Polícia Militar disse que os dois agentes penitenciários que estavam como reféns foram liberados pelos rebelados, mas por volta das 14:30 h, os agentes penitenciários que estavam do lado de fora disseram que essa informação não estava confirmada e que os dois agentes ainda estavam sendo mantidos como reféns. O ex-policial identificado no local como Ademar Marcon também estava junto aos detentos.
Todos os reféns foram violentados pelos rebelados com chineladas, socos, chutes e partes de metal arrancado da estrutura da penitenciária.
Paulo Damas, juiz da Vara de Execuções Penais esteve no local, pois os detentos pediam por ele. O preso, Alessandro Meneghel, tentou intermediar uma negociação entre os detentos e a Polícia Militar que acompanhava o tumulto de outro edifício. No entanto, não houve negociação.
Ao perceberam que um dos detentos jogados de cima do telhado ainda estava vivo, os rebelados começaram a jogar pedaços de telha e de madeira em cima do rapaz para tentar matá-lo.
No começo da tarde houve informações de que a Polícia Militar do Choque entrou na Penitenciária para tentar fazer a negociação. Alguns presos foram contidos em duas galerias da Penitenciária.
Perto da 13h, eles levaram para cima do telhado, Gilmar de Lima. Gilmar foi condenado pela Justiça de matar a pequena Rafaela Trates. Ele era o padrasto da menina. Eles o agrediram muito e com faixa escreveram o nome da criança, mas com o sobrenome errado.
Familiares dos detentos e também a imprensa foi ordenada a se distanciar da penitenciária. Local, onde não dava mais para acompanhar o tumulto.
Familiares estavam angustiados, mas apoiavam os detentos pela atitude de fazer uma rebelião. Equipes do Coe e do Bope de Curitiba estiveram no local para darem apoio.
Via CGN http://cgn.uol.com.br/noticia/102956/rebeliao-ocorre-neste-momento-na-pec
NOVA ATUALIZAÇÕES

  • 20 h 15 m  Mais um incêndio pode ser visto na PEC. Os presos ainda estão sobre o terraço da penitenciária. Embora a PM afirme que a situação está proxima de ser controlada, o clima ainda é de tensão. 
  • há 19 minutos
    Os policiais militares afastaram ainda mais as famílias da PEC. Isso teria ocorrido após alguns familiares subirem pelas grades da PIC. Nenhuma nova informação foi repassada pela PM. A equipe da CGN segue no local.
  • há 44 minutos
    O incêndio já diminuiu na PEC, entretanto é possível ver que os presos rebelados ainda não se entregaram.
  • há 1 hora
    Um ônibus cheio de policiais militares do Choque acabou de chegar ao local.
  • há 1 hora
    De acordo com informações extraoficiais a rebelião chegou a estas proporções porque, próximo à hora do café da manhã, presos conseguiram ter acesso a uma sala onde fica uma espécie de chave geral para abertura das celas. Um número muito grande de detentos teria sido liberada ao mesmo tempo. O agente que cuidava da sala teria sido rendido pelos homens.
  • há 1 hora
    A imprensa está conseguindo avistar um princípio de incêndio na PEC.
  • há 1 hora
    Uma mulher chegou até a imprensa com um celular, onde do outro lado estava um homem que se identificava como membro do PCC. O homem estaria em Curitiba. Segundo ele, caso não seja liberada a entrada dos "gravatas" (advogados), o PCC irá "virar o Paraná". Segundo o homem, membros do PCC de presídios de outros estados já estão cientes da rebelião em Cascavel e confirmaram que estão solidários ao movimento.
  • há 1 hora
    De acordo com a PM, 75 presos foram transferidos para a Penitenciária Industrial de Cascavel, 68 serão encaminhados para a Penitenciária de Francisco Beltrão e 6 vão para a penitenciária de de Maringá. A lista de mortos e feridos será divulgada apenas no fim das negociações.
  • há 1 hora
    Agentes presentes no local negam que um dos agentes tenham sido liberados. Segundo eles, os dois agentes continuam reféns dos rebelados. Até o momento apenas Gilmar de Lima foi atendido pela equipe do Siate. 
  • há 2 horas
    Um advogado está no local afirmando que seu cliente está dentro da PEC e é ligado ao PCC. Ele insiste em entrar na penitenciária para atuar nas negociações. Segundo ele, se um advogado de confiança não entrar no local o PCC pode dar ordem para que novas rebeliões sejam feitas pelo país. 
  • há 2 horas
    Mais um ônibus com mais de 20 presos retirados da PEC chega à PIC.
  • há 2 horas
    Informações extraoficiais dão conta que os cabeças do motim seriam Marcio Paulista e Washington.
  • há 2 horas
    Mais um refém foi lançado do terraço do pavilhão.
  • há 2 horas
    Um dos dois agentes mantidos reféns foi liberado, entretanto não se sabe qual a sua identidade.
  • há 3 horas
    Representantes da OAB confiram três mortes durante a rebelião. Entretanto, eles crêem que existem mais vítimas. Conforme eles, as vítimas eram condenadas por estupro. Não se sabe como os rebelados conseguiram ter acesso ao local onde estes presos ficam. Foi divulgada uma foto que mostra dois corpos, supostamente vítimas de decapitação.
  • há 3 horas
    Uma comissão de negociação foi criada entre os presos. Entre esta comissão está o preso Alessandro Meneghel. A negociação avança e o clima fica menos tenso na penitenciária.
  • há 3 horas
    Informações repassadas pela OAB dão conta que a secretária se Justiça do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, já está em Cascavel acompanhando a situação. 
  • há 3 horas
    Policiais transferiram mais de 20 presos que estavam sob ameaça dos rebelados. Eles foram transferidos para a Penitenciaria Industrial de Cascavel. Aproximadamente 200 policiais militares trabalham na área e a negociação está avançada. Segundo os PMs até o fim da tarde se espera que a situação esteja controlada. A polícia não confirma a identidade e nem a quantidade dos mortos. Uma lista com nome de presos que podem ter revisão de pena foi repassada como parte da reivindicação dos rebelados.
  • há 3 horas
    Mais um homem é decapitado na rebelião da PEC. A informação é extraoficial e não aponta a identidade da vítima.
  • há 4 horas
    O Centro de Direitos Humanos de Cascavel acabou de chegar ao local. Eles estão em contato com a PM para conseguir ter acesso à PEC. A intenção é ajudar nas negociações e conseguir informações para repassar aos familiares e imprensa.
  • há 4 horas
    Neste momento a Polícia Militar faz cerco aos familiares, que permanecem revoltados.
  • há 4 horas
    Mais uma decaptação é confirmada. Este é o segundo caso durante a rebelião.
  • há 4 horas
    Mais policiais chegam à PEC para garantir reforço.
  • há 4 horas
    Próximo à PEC, familares oram pelo fim da rebelião.
  • há 5 horas
    Informações extraoficiais dão conta que os agentes que estão sendo mantidos como reféns são: Emerson Rodrigo e Anderson Panato.

  • 14:40 De acordo com informações da PM a vítima de decapitação trata-se de um duque (estuprador).
  • há 2 minutos
    Um dos agentes está no telhado com os presos. Ele foi desamarrado e está sentado entre eles. A negociação entre os presos e a equipe de negociação do COE (Comandos e Operações Especiais) vai iniciar em breve.
  • há 5 minutos
    Apesar de a PM ter afirmado que nenhum agente estava no poder dos presos, o agente penitenciário Paulo Santos acabou de relatar à nossa equipe que dois agentes ainda estão sob o poder dos presos. Eles foram agredidos pelos presos e estão feridos. 

14:30 h/m
  • há 4 minutos
    O advogado do Sindarspen (Sindicato Dos Agentes Penitenciários do Paraná), Jairo Ferreira Filho, acabou de confirmar à equipe da CGN que um preso foi decapitado. A cabeça teria sido colocada no colo de um agente (que não está mais sob o poder dos presos).


  • há 7 minutos
    Em uma fotografia um dos detentos aparece segurando o que seria uma possível cabeça de uma das vítimas.  
  • há 25 minutos
    Gilmar de Lima, padrasto e assassino de Rafaela Trates, está sendo atendido pelo Siate. O homem sofreu fratura fechada nos punhos, contusão com corte em pé esquerdo, contusão em dorso e vários ferimentos em tórax. Ele também apresenta sinal de choque. O médico do Samu foi acionado e o preso será encaminhado ao HUOP. Não se sabe se ele foi liberado pelos detentos ou se também foi arremessado do terraço do pavilhão.
  • há 40 minutos
    Não existem mais agentes sob o poder dos rebelados. Neste momento, todos os reféns são presos.
  • há 58 minutos
    O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) chegou no local. Por ordens do comando aimprensa e os familiares foram afastados ainda mais, e no momento se localizam quase na Penitenciária Industrial de Cascavel, de onde não é possível ver a movimentação. Os presos se mostraram descontentes com a medida. A polícia se prontificou em repassar atualizações de 15 em 15 minutos.
  • há 1 hora
    A Polícia Militar está afastando ainda mais a imprensa e familiares de presos e agentes do local, por motivo de segurança. Os presos estão quebrando toda a estrutura do pavilhão. Quanto ao último refém arremessado do terraço, presume-se que ele não morreu com a queda. Entretanto, os rebelados estão atirando nele restos de material de construção. 
  • há 1 hora
    O juiz da VEP (Vara de Execuções Penais), Paulo Damas, está no local há cerca de duas horas tentando uma negociação com os presos.
  • há 1 hora
    Rebelados acabaram que jogar mais um refém de cima do pavilhão. Com este, são quatro reféns arremessados. 
  • há 1 hora
    De acordo com informações da Polícia Militar, o padrasto de  Rafaela Trates, Gilmar de Lima foi levado ao terraço do pavilhão pelos rebelados. O homem está sendo agredido pelos detentos. Gilmar foi condenado por assassinar, no ano passado, a enteada, Rafaela Trates, de apenas 5 anos. Enquanto Gilmar era agredido, os presos abriram ao seu lado uma faixa com o nome de Rafaela.
  • há 1 hora
    De acordo com informações da PM o policial civil que está sob o poder dos rebelados é Ademar Marcon, ex-policial preso em julho por venda de peças de veículos que ficavam estacionados no pátio da 15ª SDP. 
  • há 1 hora
    O preso, Alessandro Meneghel, está em negociação com o Choque na parte inferior do presídio. De acordo com informações da Polícia Militar, entre os presos existem entre 600 e 700 rebelados. Duas galerias já foram controladas pela polícia. 
  • há 1 hora
    Dois agentes penitenciários foram liberados pelos presos. Um Policial Civil é mantido como refém junto com outros presos. Todos os reféns estão sendo agredidos. 
  • há 2 horas
    Alguns presos estão descendo do telhado neste momento para iniciar uma negociação com a polícia.
  • há 2 horas
    Um agente acabou de ser levado ao telhado do pavilhão.
  • há 2 horas
    O preso, Alessandro Meneghel, está tentando intermediar uma negociação entre os detentos e a PM. Entretanto, até o momento esta negociação não iniciou. 
  • há 3 horas
    Informações extraoficiais dão conta que mais uma pessoa morreu durante a rebelião. Não se sabe se a vítima é agente ou detento. A rebelião já contabiliza dois mortos e três feridos. 
  • há 3 horas
    Neste momento, os rebelados fazem presos por estupro de reféns. Até o momento não existe qualquer condição de negociação entre detentos e PMs.
  • há 3 horas
    Informações preliminares dão conta de que os detentos "Pauladinha" e "De Menor" estejam envolvidos no comando da rebelião.
  • há 3 horas
    Mais uma pessoa acabou de ser lançada de cima do pavilhão. Familiares de detentos e de agentes acompanham a situação do lado de fora.
  • há 3 horas
    Duas pessoas foram arremessadas de cima do pavilhão pelos detentos. Ainda não se tem a confirmação se são agentes ou presos.
  • há 3 horas
    O motivo da rebelião ainda não é de conhecimento dos PMs, mas não se descarta a relação desta rebelião com a ocorrida recentemente na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu.
  • há 3 horas
    Informações extraoficiais dão conta que o preso morto trata-se de um estuprador. Vale destacar que esta informação ainda não foi confirmada. 
  • há 3 horas
    A rebelião está sendo comandada pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) e policiais militares de folga estão sendo convocados para atuar na ocorrência. As visitas na carceragem da 15ª SDP foram suspensas devido à rebelião. 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul