sexta-feira, agosto 15, 2014

Centro Integrado de Controle fortalece ações de Segurança Pública no Paraná

O Centro Integrado de Comando de Controle (CICC), usado nas ações de segurança pública durante a Copa do Mundo em Curitiba, agora é oficialmente do Estado. O termo de cessão foi assinado pelo Governador Beto Richa e pelo ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, na quarta-feira (13).

O CICC conta com videomonitoramento e radiocomunicação e será usado para ações de segurança, prioritariamente em áreas e fronteiras e divisas. O espaço abrigará também o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que fará o atendimento ao cidadão por meio dos números de emergência (181, 190, 191, 193 e 197) e despacho operacional de viaturas.

"O Centro Integrado tem estrutura de monitoramento de operações de controle e comando. Daremos sequencia ao trabalho para melhoria da Segurança Pública do Paraná”, disse o governador Beto Richa.

Para Beto a integração das forças de segurança pública é fundamental para a sociedade. “Está comprovado que em trabalho de ações integradas o resultado é muito maior, em todas as esferas de governo. Um grande exemplo são as ações para a Copa do Mundo, em especial na segurança pública", afirmou Beto.

O ministro Cardozo ressaltou a parceria entre com o Governo Estadual. “Com esse sistema, a população vai sentir em poucos meses uma mudança qualitativa na segurança publica”, afirmou.

NA FRONTEIRA: Desde 2011, o Paraná conta com um plano específico de segurança pública para a região de fronteira. Com sede em Marechal Cândido Rondon, o Batalhão de Polícia da Fronteira (BPFron) foi criado em julho de 2012 e tem ações focadas no combate a crimes de fronteira, como contrabando, tráfico de drogas e de pessoas. Os policiais recebem treinamento específico para atuar de forma ordenada nos 139 municípios de faixa de fronteira. O efetivo está sendo ampliado de forma gradual.

Também foi fortalecido o Comando Regional da PM em Cascavel e criado o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), unindo forças de segurança estaduais, municipais e federais – além de representantes de autoridades da segurança pública do Paraguai e da Argentina - em ações e operações conjuntas no combate à criminalidade. Com os novos policiais contratados, foi possível instalar, além da Companhia de Guaíra, a Companhia da PM em Santo Antonio do Sudoeste, também pertencente ao BPFron.

APREENSÕES - Mais de 23,5 toneladas de maconha, 239 quilos de crack, 91,5 quilos de cocaína e mais de 3.800 comprimidos de ecstasy foram apreendidos pelas polícias do Paraná nos 139 municípios que integram a faixa de fronteira do Paraná, nos cinco primeiros meses deste ano.

São apreensões que contribuíram para que os registros de crimes enquadrados como tráfico de drogas na região apresentassem acréscimo de 11%, o que demonstra a intensificação das ações policiais no combate ao narcotráfico. Operações conjuntas, como a Fronteira Blindada e a Ágata, também foram desencadeadas.

Além disso, disso, de janeiro a maio deste ano, o índice de roubos reduziu 6% nos municípios que integram a faixa de fronteira do Paraná. A comparação é com o mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 2.350 ocorrências desta modalidade de crime.

No mesmo período, o cumprimento de mandados de prisão, é outro reflexo do trabalho das polícias, aumentou 39% (de 961 para 1.336). Foram apreendidas 792 armas.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul