quinta-feira, agosto 07, 2014

Dilma tem responsabilidade sobre farsa na CPI da Petrobras, afirma Aloysio

O candidato à Vice-Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aloysio Nunes, cobrou, na segunda-feira (04/08), a apuração da participação de servidores e senadores em farsa montada na CPI da Petrobras e o PSDB entrou com ações no Ministério Público e na Procuradoria-Geral da República (PGR) para apurar as denúncias. 
Em reportagem publicada no fim de semana, a revista Veja informou que os depoentes da CPI recebiam antecipadamente as perguntas que seriam feitas durante a apuração. Para Aloysio, é fundamental também que a presidente Dilma Rousseff preste esclarecimentos à sociedade sobre o assunto.  
 “A presidente tem pelo menos responsabilidade moral neste caso. É impossível que a presidente não soubesse que se estava armando esse crime contra uma instituição da República”, disse o candidato, que também é líder do PSDB no Senado.
Nas ações no Ministério Público e na Procuradoria-Geral da República (PGR), o PSDB pede que os parlamentares sejam investigados por crimes de advocacia administrativa, falso testemunho e violação de sigilo funcional. Os senadores José Pimentel e Delcídio Amaral, ambos do PT, também serão denunciados no Conselho de Ética do Senado por quebra de decoro parlamentar.
 Gravidade
Aloysio afirmou ainda que o relator da CPI da Petrobras, José Pimentel (PT), deve renunciar à função após denúncia. Segundo o líder, as atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito devem ser suspensas até os esclarecimentos das denúncias.
O coordenador-geral da Coligação Muda Brasil, senador José Agripino Maia, acrescentou que Dilma Rousseff pode ter sido beneficiada pela orquestração denunciada pela Veja. Segundo ele, as investigações conduzidas na comissão foram contaminadas a partir das denúncias.
 Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a farsa não pode continuar. “É uma CPI fraudulenta que existe apenas para acobertar falcatruas e colocar debaixo do tapete toda a sujeira existe na administração da Petrobras há muitos anos”, disse o senador.
 Ações
 O coordenador jurídico da Coligação Muda Brasil, deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP), conduziu a elaboração das ações na PGR e no Ministério Público. Segundo ele, em breve também será protocolada na PGR-DF representação pelo crime de improbidade administrativa contra os demais suspeitos citados na denúncia.
 Nas representações já apresentadas, o PSDB pede a notificação dos senadores José Pimentel e Delcídio Amaral. Identificados na mesma reportagem, serão acionados os servidores Paulo Argenta (Secretaria de Relações Institucionais), Marcos Rogério de Souza e Carlos Hetzel (ambos do Senado Federal). 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul