sexta-feira, agosto 01, 2014

Entrevista do candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves

Sobre a campanha no Brasil e no Nordeste.
O Nordeste merecerá uma atenção toda especial, não na campanha, mas no governo. Levaremos o exemplo do que fizemos em Minas Gerais, onde ao final do nosso mandato tínhamos gasto três vezes mais per capita na região mais pobre de Minas do que nas regiões mais ricas. Você só diminui as desigualdades tratando os desiguais de forma desigual. Estamos construindo um plano para o Nordeste de investimentos, com um grande choque de infraestrutura, atração de novos investimentos, inclusive, com regras tributárias específicas. Estarei na semana do dia 12, 13 e 14 viajando a todos os estados do Nordeste, apresentando à discussão da academia, das universidades, das organizações sociais, dos governantes, prefeitos e governadores uma base de uma proposta para o Nordeste. 
Mas o Brasil inteiro é prioridade. A percepção que tenho, e isso é crescente, em cada lugar por onde passo mais claro ainda fica o sentimento da mudança. Ele é crescente no Brasil. Por isso tenho uma enorme confiança de que a força de Minas vai inspirar várias outras regiões do Brasil. Vamos ter uma bela vitória e nós vamos a partir de 1º de janeiro honrar cada voto que recebermos de cada brasileiro. 
Sobre corte de ministérios. 
O governador Anastasia está incumbido por mim de preparar o desenho da nova estrutura do governo. Tenho até citado um estudo da universidade norte-americana, de Cornell, que avaliando mais de 100 países ela chegou à conclusão de que aqueles que têm entre 21 e 23 Ministérios são os que apresentam melhores resultados. Acho que esse é um número adequado.  Isso não significa que ações que são hoje comandadas por ministérios tenham menor relevância no governo. Ao contrário, desburocratização, simplificação e transparência serão marcas do nosso governo. Muitas ações específicas continuarão a ter vigor, a preocupação do governo, mas serão tratadas sem a burocracia ministerial, centenas de DAS.Quero diminuir os ministérios, diminuir os cargos de livre nomeação e fazer com que o governo funcione. Porque hoje o governo não ajuda e começa a atrapalhar a quem quer empreender no Brasil.
Sobre o aeroporto de Cláudio.
[Sobre] a obra do aeroporto falo com o maior prazer. Uma obra importante para a região, vai estimular o desenvolvimento de toda aquela região, não apenas a cidade de Cláudio. Assim como as milhares de obras que fizemos foram obras importantes, planejadas. Então, não tenho dúvida de que o tempo mostrará a correção da obra, a transparência com que foi feita. O Ministério Público mostrou isso. 
O nosso exemplo em Minas Gerais, o nosso governo, é algo para ser seguido em todo Brasil, em absolutamente todos os aspectos.  A nossa ação planejada ao lado do nosso governador, futuro senador Antonio Anastasia, é reconhecida pelo Banco Mundial e por outros organismos internacionais como benchmarking, como referência daquilo que deve ser feito na administração pública. Me orgulho muito de tudo que fizemos aqui, e vamos caminhar com muita serenidade e com muita firmeza, dando as explicações sobre quaisquer temas que surjam. É papel do homem público fazer isso, mas com muita serenidade, muita tranquilidade. Estou me preparando para vencer as eleições e governar o Brasil em nome da ética, da decência e da eficiência.
Sobre o uso do Aeroporto.
A obra foi corretíssima, eu não me furto a responder sobre esse assunto. A obra foi planejada, como milhares de outras obras feitas em Minas Gerais. O que há, na verdade, é uma grande demora da Anac para fazer essas homologações. E foi de forma inadvertida [o uso da pista], não me preocupei efetivamente em saber se havia ou não homologação da pista. Isso é um erro, eu assumo esse erro. O que é essencial é que é uma obra pública feita em benefício de uma comunidade importante e um grande centro industrial para os mineiros.
Sobre o candidato a governador de Minas Pimenta da Veiga.
É natural. Na verdade, temos ao longo dos últimos anos em Minas Gerais construído uma obra de governo que os mineiros reconhecem como ética e eficiente. Não temos à toa a melhor educação do Brasil, ou o melhor atendimento de saúde da região Sudeste, ou as mais exitosas parcerias público-privadas do Brasil. Não foi à toa, foi uma construção política. Assim como Anastasia, no momento em que me sucede, representava a continuidade dos avanços em Minas Gerais, Pimenta é hoje a garantia de que Minas Gerais continuará sendo governada com seriedade, com planejamento e com eficiência. Acho que ele caminha para ter uma extraordinária vitória. Sempre acreditei nisso, o nome do Pimenta cresce a cada dia, seja pela sua história, em especial pelo o que ele representa. E estar ao lado de nossa candidatura é muito natural. 
Imagina, se nós já fizemos tanta coisa em Minas Gerais, tendo um presidente de oposição, imagina se vencermos eleições presidenciais com o conhecimento que tenho da realidade de Minas Gerais, os avanços que poderemos trazer para o estado, como levar para outros estados também. Estou muito feliz com o rumo da campanha, temos debatido em inúmeros fóruns inúmeros todos os temas que interessam ao país, ontem foi na Confederação Nacional da Indústria, estarei na Confederação Nacional da Agricultura na próxima semana, depois na Confederação do Comércio e, a partir de agora, pé na estrada, andando pelo Brasil. Inicio esta semana um roteiro que nos próximos 20 dias terá me levado a pelo menos 20 estados. Por isso o meu chamamento a cada companheira, a cada companheiro que conhece o nosso governo, a nossa responsabilidade, a nossa seriedade, que possa ser o eco da minha voz em cada município de Minas Gerais para vencermos a eleição.
Sobre pesquisa de intenção de voto para governador de Minas.
Deve ter surpreendido os nossos adversários. Sempre acreditei na vitória do Pimenta, ele é consistente, não é um candidato de bravatas, é um candidato que tem história e representa a continuidade de um trabalho extremamente sério. Eu não tenho expertise em pesquisas eleitorais, sou apenas um acompanhador dessas pesquisas, as leio com muita atenção. Mas acredito que, na próxima pesquisa nacional que vier a ser feita em Minas Gerais, Pimenta da Veiga já estará liderando.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul