segunda-feira, agosto 11, 2014

Especialista alerta sobre a estagnação no setor elétrico

A política para o setor elétrico do candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, prevê avanço em direção ao mercado livre, no qual o consumidor poderá escolher qual será a fornecedora de energia elétrica, segundo o professor e ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Afonso Henriques Moreira Santos.
Falando em nome da candidatura presidencial, Moreira Santos apresentou nesta quinta-feira (07/09) as linhas gerais das propostas de Aécio para o setor, durante painel na abertura do congresso "A energia da Democracia é livre", dirigido a profissionais do segmento do mercado.
Moreira Santos afirmou que o país foi submetido, nos últimos 12 anos, a um grande retrocesso nessa área. "Vimos não só uma estagnação, mas um recuo absolutamente dramático",disse ele. "O resultado desse recuo é que atualmente o setor elétrico brasileiro "está extremamente envelhecido".
Diretor da Aneel e secretário nacional de Energia durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o professor da Universidade Federal de Itajubá afirmou que a política do candidato presidencial para o setor elétrico "vai se basear fundamentalmente nas forças de mercado".
O professor ressaltou que a desejável modernização do setor será conquistada por meio de competitividade e de planejamento que se apoie no mercado, sem a excessiva centralização hoje existente. Moreira Santos apontou ainda a necessidade de aumentar a capacidade de gestão do governo, também em falta atualmente.
A exposição foi feita após a apresentação de uma pesquisa nacional de opinião, realizada pelo Ibope, que mostrou a insatisfação do consumidor com o preço e a qualidade do serviço e o desejo da maioria de poder optar por mudar de fornecedor.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul