segunda-feira, agosto 11, 2014

Laranjeiras do Sul:Assistente Social da Prefeitura Municipal participou de Seminário internacional no Estado do Espírito Santo

Francieli em frente ao Teatro da Ufes


Seminário Internacional 


A Assistente Social Francieli Marques, Assistente Social da Assiscop (cedida pela Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul) este na semana passada (4 a 7 de Agosto) participando de um Seminário Internacional em Vitória, no Espírito Santo.








Teatro Universitário da UFES
O Seminário foi realizado no Teatro Universitário da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo. 

Esse evento foi coordenado por professores do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS).

Vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da mesma universidade.  


Francieli participou do Minicurso - SUAS

Além do Seminário, A Assistente Social participou do minicurso sobre " O SUAS E O TRABALHO COM FAMÍLIA EM DEBATE: o que compreende a garantia de proteção socioassistencial? 

A Responsável foi Profª Drª Berenice Rojas Couto (PUCRS) e aplicou a seguinte proposta sobre a centralidade sócio-familiar nos atendimentos a serem garantidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tanto na proteção social básica como na proteção social especial, tem seu debate teórico alimentado por categorias, tais como emancipação, autonomia, protagonismo, empowerment, resilência.

O trato teórico dessas categorias como se fossem sinônimos tem imposto ao trabalho com as famílias desafios enormes, bem como compreensões diversas e muitas vezes antagônicas, sobre o papel da Assistência Social, enquanto política pública.

O curso foi composto por uma turma de 50 alunos

O Encontro de Política Social era aberto à participação de todos os estudiosos, professores, estudantes e profissionais interessados nas questões que dizem respeito à Política Social.
Francieli ladeada pela Doutora Maria Carmelita Yazbek
PROFª. DOUTORA MARIA CARMELITA YAZBEK 

É Assistente Social, com uma vasta experiência profissional, Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo -PUC/SP, Professora e investigadora desta universidade desde 1984 e Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados - Mestrado e Doutorado - em Serviço Social desta Universidade, desde 1993. É professora em outros programas de pós-graduação em Serviço Social, no Brasil, na Argentina na Universidade de La Plata.
Em Portugal tem vindo a colaborar com o Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa a nível da pós-graduação, e desde 1996, é professora do Curso de Mestrado em Serviço Social e Política Social do Instituto Superior de Serviço Social do Porto, e presentemente lecciona no 1º Curso de Mestrado em Serviço Social, no Instituto Superior Miguel Torga, tendo já orientado mestrandos portugueses, e integrado Júris de doutoramento de assistentes sociais portugueses.

É investigadora do Núcleo de Seguridade e Assistência Social da PUC/SP, foi Directora Executiva do CEDEPSS - Centro de Documentação e Pesquisa em Políticas Públicas e Serviço Social, de 1993 a 1995; vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social do Ministério e Previdência e Assistência Social em 1994-96 e Presidente da ABESS - Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social (1983-85). Desde 1979 pertence ao Conselho Editorial da revista Serviço Social e Sociedade, e desde 1986 aos Cadernos ABESS. É ainda assessora Ad Hoc da CNPQ e de outras organizações.

As principais áreas de conhecimento são: tendências teórico metodológicas do Serviço Social, Política Social, Assistência Social, pobreza, Serviço Social e Questão Social, que se espelham nas variadíssimas publicações de que é autora. Destacam-se as obras: Classes subalternas e Assistência Social (1996); Estudo da evolução histórica da Escola de Serviço Social de S.Paulo no período de 1936 a 1945 (1977), em co-autoria: A Assistência na trajectória das Políticas Sociais Brasileiras : uma questão em análise (1º edição em 1985 e 6ª ed, 1996); População de Rua. Quem é, como vive, como é vista (1992); e a publicação de artigos nas revistas Serviço Social e Sociedade, Temporalis, da ABEPSS, Inscrita, do Conselho Federal de Serviço Social, Cadernos ABONG, São Paulo; Cadernos PUC, São Paulo; Serviço Social e Realidade, UNESP, Franca, Revista de Cultura da Vozes.
Francieli com a Mestre e Doutora Yolanda Aparecida Demetrio Guerra
Mestre e Doutora Yolanda Aparecida Demetrio Guerra

Assistente social, Mestre e Doutora em Serviço Social pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (1994 e 1998). Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro nos âmbitos da Graduação e da Pós-Graduação. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade- NEFSSC da UFRJ e o Projeto de Pesquisa sobre os FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICO-FILOSÓFICOS E POLITICOS DA NOÇÃO DE DIREITOS E O SERVIÇO SOCIAL Tem experiência na área de Serviço Social, Direitos e Políticas Sociais com ênfase nos Fundamentos, exercício e formação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos, teoria-prática no serviço social, instrumentalidade do serviço social, direitos sociais. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq nível 1B. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ no periodo de 2006 a 2010. Ex-Coordenadora Nacional de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social-ABEPSS - gestões 2009-2010 e 2011-2012.
Doutora Berenice Rojas Couto

Doutora Berenice Rojas Couto 

Berenice Rojas Couto possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (1973), especialização em Supervisão em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Consultora da Cortez Editora e Livraria Ltda, Membro Convidado da Secretaria Nacional de Assistência Social, Consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Membro de corpo editorial da Revista Katalysis.

Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado. Atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Social, Assistência Social e Política Social.
Francieli Marques e a Vice-Presidente do Cfess Esther Luíza de Souza Lemos

Vice-Presidente do Cfess

Esther Luíza de Souza Lemos é Assistente Social e vice-presidente do CFESS, é Professora Adjunta do Curso de Serviço Social da UNIOESTE. Foi vice-presidente da ABEPSS – Região Sul I(2001-2002) e conselheira do CFESS na gestão 2011-2014. Representou a atual gestão o CFESS no Fórum Nacional dos Trabalhadores/as do SUAS – FNTSUAS (2011-2013).

LEIA ABAIXO MATÉRIA RELACIONADA

Laranjeiras do Sul:Assistente Social da Assiscop está participando de Seminário Internacional em Vitória, Espírito Santo

http://olhoabertopr.blogspot.com.br/2014/08/laranjeiras-do-sulassistente-social-da.html


Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul