terça-feira, agosto 19, 2014

Laranjeiras do Sul:Veja como foi a Sessão da Câmara de Vereadores, Presidente do Instituto São José confirma o fechamento da UTI

Atendendo convite feito pela presidente Ivone Portela e pelo primeiro secretário da mesa diretora, Junior Gurtat, os diretores do Instituto São José, Dr.Paulo Leal Presidente e Márcio Marreiros, tesoureiro estiveram participando da sessão realizada nesta segunda-feira(18). Também estiveram presentes na sessão todo o Corpo Clínico do Instituto e alguns funcionários. O objetivo da participação, foi esclarecer sobre o fechamento da UTI em Laranjeiras do Sul. Durante a explanação os diretores informaram que a UTI esteve atendendo durante 4 meses, ou seja de 3 de março a 3 de julho. Neste período, foram atendidos 94 pacientes com 566 diárias fornecidas. Destes pacientes, 60 por cento se recuperaram, 21 por cento entraram em óbito e os demais foram transferidos para centros especializados. No total, 12 municípios da região enviaram pacientes a UTI do Instituto São José, sendo Laranjeiras do Sul com 40 por cento, seguido de Rio Bonito do Iguaçu com 25 por cento. Neste período, o Instituto acumulou um déficit de R$441.782.000,00(quatrocentos e quarenta e um mil, setecentos e oitenta e dois reais), devido a falta de repasse por parte do Governo do Estado, sendo este o principal motivo do fechamento da UTI no município. “Hoje a UTI está fechada e o nosso objetivo é reabrir ela novamente. Estamos atrás de recursos do estado, na tentativa de zerar o déficit para depois nos iniciar a retomada para reabertura novamente”, disse o presidente do Instituto Paulo Leal. De acordo com ele, o Instituto tem a receber ainda duas diárias além dos recursos do HOSPSUS. Ele finalizou dizendo: “Não sepultamos o sonho da UTI. Vamos continuar lutando”. Com relação aos equipamentos, todos permanecem na UTI em Laranjeiras do Sul.
A presidente da Câmara de Laranjeiras, vereadora Ivone Portela, ficou satisfeita com as informações repassadas. “Dois uma sessão proveitosa. Nos vereadores e o público presente ficou informada sobre o real motivo do fechamento da UTI e a partir de agora temos condições de responder os questionamentos da população de Laranjeiras do Sul, que sempre nos cobram uma posição”, disse a presidente Ivone Portela.
O vereador Junior Gurtat, também parabenizou a explanação feita pelos diretores do Instituto. “Ficamos felizes já que pelos números apresentados nos tinha aqui uma UTI de primeiro mundo, tendo em vista o número de pacientes que foram recuperados com o atendimento prestado em Laranjeiras do Sul. No entanto, ficamos triste tendo em vista que fomos informados que o gasto do Instituto nestes quatro meses foi de 602 mil reais e o governo fez o repassa de somente 160 mil reais, tendo hoje um déficit de quase 450 mil reais. Por isso fomos informados que o fechamento foi por falta de recursos que foram acordados e não foram honrados”, disse Gurtat.

Via Assessoria de imprensa CMLS

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul