segunda-feira, agosto 04, 2014

Objetivos da ONU sobre indicadores sociais são apresentados na Assembleia Legislativa

Através de proposição do deputado Artagão Júnior, os principais resultados atingidos no Paraná dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela ONU, foram apresentados no plenário da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (4).
Os ODM foram definidos em 2000, durante a reunião da Cúpula da ONU, onde líderes de 191 países assinaram um pacto para eliminar a fome extrema e a miséria até 2015. Ao todo, são oito objetivos:
1-  1-  Acabar com a fome e a miséria
2-  2- Educação básica de qualidade para todos
3-  3-  Igualdade entre sexos e valorização da mulher
4-  4- Reduzir a mortalidade infantil
5-  5- Melhorar a saúde das gestantes
6-  6- Combater a aids, a malária e outras doenças
7-  7- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8-  8- Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento
Visando um esforço articulado, abrangendo todo o Estado, com apoio de todos os setores da sociedade, o Sesi-PR, em 2006, criou o “Movimento Nós Podemos Paraná”. A secretária estadual de mobilização adjunta do movimento, Cineiva Paulino Tono, foi quem fez a apresentação na Assembleia.
O material apresentado por ela dá conta que o Paraná já alcançou as metas para o objetivo 1, reduzindo em mais da metade a população que sofre de fome e aquela com renda domiciliar per capita inferior a R$ 140,00.
O material ainda revela que, em 2012, 93% dos paranaenses entre 6 e 14 anos estavam matriculados, indicando que o acesso à educação melhorou nas últimas décadas. No entanto, ao analisar a faixa etária entre 15 e 17 anos, apenas 70% concluíram o ensino fundamental.
De acordo com Cineiva, questões da ordem de saúde são as que demandam maior empenho da sociedade. “Em termos de redução de casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV não tivemos resultados satisfatórios”, destacou.
Mais detalhes sobre os números e como participar do movimento estão disponíveis em www.nospodemosparana.org.br ewww.portalodm.com.br
Participaram da sessão representantes do Sesi-PR, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba; Secretaria Municipal da Mulher; Conselho Cidadania Empresarial; Lions Clube; Comitê de Educação em Direitos Humanos e Colégio Adventista Boqueirão. 
Assessoria de Imprensa / Deputado Estadual Artagão Júnior - Jornalista Victor Almeida

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul