quarta-feira, agosto 20, 2014

Pinhão:Pinhãoense recebe premiação estadual

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Daiane Amanda Hoffmann conquistou o segundo lugar do premio Paraná de Economia entre todas as universidades do Estado. A monografia apresentada ao curso de ciências Econômicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, no ano de 2013, teve a orientação do professor Simão Ternoski, intitulada ARRECADAÇÃO DE RECURSOS GOVERNAMENTAIS PARA O MUNICÍPIO DE PINHÃO E O IMPACTO SOCIOECONÔMICO: Análise sobre a Comunidade de Pocinhos entre os anos de 2010 a 2013
A pesquisa analisou a eficiência da política de uso de repasse federal, implantada através de Contrato de Repasse firmado com o Município de Pinhão, destinada à área rural da localidade de Pocinhos. Dada carência do Município em atender a tais necessidades apenas com a sua arrecadação,desta maneira foi criada  à Associação de Desenvolvimento do Vale do Rio D’Areia – Pinhão, para beneficiar os agricultores da referida comunidade.
Os levantamentos de campo possibilitaram mensurar as diferentes fontes de renda dos estabelecimentos investigados, bem como estimar os níveis de capitais existentes. Os dados demonstraram que a grande parcela da renda é formada a partir de um Produto Bruto resultante de atividades extrativistas, como a madeira e a erva mate, além de um percentual significativo de autoconsumo.
A região da Comunidade de Pocinhos, onde está situada a Associação de Agricultores do Vale do Rio D’areia, é uma região montanhosa e muito rica em água, apresenta um clima bastante frio, e durante o período do inverno, passa boa parte do dia encoberta por névoa. A maioria das famílias da região planta apenas para o autoconsumo, sendo pouquíssimos os agricultores que produzem para comercialização, fazendo pouco proveito do solo extremamente fértil da região, apontou a pesquisa.
O trabalho foi apresentado na semana passada para o prefeito Dirceu de Oliveira e para a Primeira-dama Lucimere Terleski Oliveira, tendo em vista, que o trabalho é extremamente significativo, por  elencar dados econômicos da comunidade de Pocinhos, no qual a prefeitura de Pinhão poderá utilizar a pesquisa como parâmetro nos indicadores sociais da região.
Daiane formou-se em Ciências Econômicas no ano de 2013, na última sexta-feira (15) recebeu inúmeras homenagens de familiares e funcionários da secretaria de assistência social de Pinhão, na qual trabalha como auxiliar administrativo.
Fonte:http://www.pinhao.pr.gov.br/pinhaoense-recebe-premiacao-estadual/

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul