quarta-feira, agosto 20, 2014

UPPs serão levadas para outras regiões do país, afirma Aécio no Rio

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, anunciou, na segunda-feira (18/08), que vai levar a experiência das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), do Rio de Janeiro, para outras regiões do Brasil que enfrentam problemas de criminalidade. Em visita à Comunidade Santa Marta, na capital fluminense, a primeira a receber uma UPP, Aécio afirmou que a atuação das UPPs será ampliada para além da segurança, passando a contemplar áreas como emprego, saúde e educação.
"Quero reiterar o meu compromisso de ampliar esse tipo de iniciativa para outras regiões metropolitanas do Brasil, outros aglomerados urbanos que vivem problemas de criminalidade, áreas controladas pelo tráfico, e isso em várias dessas comunidades deixou de acontecer. Meu governo vai planejar e articular uma política nacional de segurança e vai aproveitar de forma muito positiva essa experiência das UPPs, conduzida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro", disse o candidato.
Ao lado do secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, do comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), coronel Frederico Caldas, e do coordenador do AfroReggae e da área de Juventude do programa de governo da Coligação Muda Brasil, José Júnior, além dos deputados Otávio Leite (PSDB-RJ) e Luiz Paulo Corrêa da Rocha, presidente do PSDB-RJ, Aécio destacou que a experiência é "extraordinária".
"Precisamos dar o segundo passo, que é, em primeiro lugar, garantir renda para as famílias que vivem nessas comunidades, para as mulheres, através da qualificação. Precisamos ampliar as creches, levar serviços de melhor qualidade. O governo federal tem que coordenar um trabalho que permita que as UPPs vivam a sua segunda etapa: geração de renda, equipamentos de saúde pública, educação. Isso é possível fazer, desde que o governo federal assuma a sua responsabilidade", salientou.
Aécio ressaltou ainda a importância de desenvolver políticas específicas para a juventude, como forma de controlar o aumento violência. Ele criticou a atuação do governo federal, "que até hoje tem sido omisso na questão da segurança pública".
Programa Família Brasileira
Para o candidato à Presidência da República, a ampliação dos serviços oferecidos nas UPPs passa por investimentos na melhoria da qualidade da educação, na empregabilidade dos jovens, em políticas de habitação, ressocialização e geração de renda. Para isso, em seu governo Aécio criará o programa Família Brasileira.
"Vamos classificar principalmente essas famílias mais dependentes dos programas de transferência de renda em cinco níveis, para que elas possam a cada ano alterar, diminuir o seu nível de carência", afirmou.
Os níveis serão definidos levando em consideração as particularidades de cada família - se tem acesso a saneamento básico, algum membro no sistema prisional brasileiro, jovens adolescentes grávidas, por exemplo - sendo o quinto nível o mais preocupante.
"Esse nível de detalhamento vai atuar em várias frentes, para que as carências sejam superadas. Diferente do PT, que defende a pobreza somente como a ausência de renda, nós vemos a pobreza como a ausência de serviços de qualidade, dignos, e também de oportunidade. Há muito a ser feito. Não queremos apenas conviver e administrar a pobreza. Queremos superá-la", acrescentou.
Incentivos
A instalação da UPP na comunidade de Santa Marta foi um momento decisivo para seus moradores. Desde 2008, a região registra taxa zero de homicídios. Além das instalações policiais, o prédio abriga ensaios da ONG Ação Social pela Música, idealizada pela instrumentista Fiorella Solares. O projeto existe há 18 anos e atende 800 jovens e crianças em 19 comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.
"Nosso objetivo é educar crianças e jovens através da música", afirmou Fiorella. "Essa pacificação é tudo para eles. Foi o que fez com que o nosso trabalho crescesse nas comunidades nos últimos cinco anos. Tem que ter cultura e sensibilidade para abraçar um projeto como esse".
Em sua visita à UPP, Aécio foi recepcionado por uma orquestra de jovens, formada por crianças e adolescentes de 6 a 18 anos de idade, de várias comunidades do Rio de Janeiro. O candidato à Presidência da República ouviu, emocionado, a uma seleção de composições, entre elas a Quinta Sinfonia, de Beethoven, e Mourão, de Guerra-Peixe.
Voz ativa
Após a visita à UPP, Aécio desceu os 788 degraus do morro Dona Marta, cumprimentando e conversando com moradores. Alzenira Carvalho, de 80 anos, moradora da comunidade há mais de meio século, disse que a passagem de Aécio ao morro dá voz à população.
"É muito bom alguém aqui para escutar a gente, ouvir nossos problemas. Precisamos de alguém que lute pelos direitos dos mais velhos", considerou.
O presidente da Associação dos Moradores de Santa Marta, José Mário Hilário Santos, destacou que a pacificação permitiu que os seis mil moradores da comunidade pudessem "comprar e investir nas suas casas".
Cláudia Amorim, que trabalha em uma oficina mecânica e mora na comunidade há dez anos, destacou que a UPP "trouxe paz e tranquilidade" aos moradores.
"O que a gente quer é a continuidade dessa mudança maravilhosa que tivemos com essa UPP. Acredito que Aécio vai trazer melhoras para mim e para todos os brasileiros, dar um basta àquela violência que tínhamos por aqui. É isso que eu quero para os meus filhos, os filhos dos meus vizinhos, meus sobrinhos, para todo mundo", afirmou Cláudia Amorim.
Seguido por moradores, alguns com bandeiras do PSDB, Aécio recebeu de presente uma camiseta que simboliza a comunidade. O candidato à Presidência da República passou ainda pela banca do Edvaldo, pelo bar do João e pela Laje do Michael Jackson, local onde o ídolo pop gravou parte do clipe da música "They don't care about us", de 1996.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul