segunda-feira, agosto 11, 2014

Virmond:Educação em Saúde para as gestantes, humanizando o atendimento no município

Educação em Saúde para as gestantes: humanizando o atendimento em Virmond


A educação em saúde para as gestantes é um espaço dinâmico, no qual os conhecimentos, esclarecimentos e trocas de experiências acontecem naturalmente e consolidam vínculos, melhorando e amplificando o poder terapêutico, o qual não fica limitado ao tratamento medicamentoso e espelha uma assistência humanizada e integral. É considerado um espaço para a gestante expor seus sentimentos, tomar ciência de seus direitos e entender melhor o funcionamento de seu organismo.
A Secretaria Municipal de Saúde de Virmond/PR desenvolveu esse programa para as gestantes e foi idealizado a partir da necessidade de discutir as informações de forma dinâmica, com a participação efetiva delas na construção dos seus conhecimentos, humanizando as práticas de saúde por meio do estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população Virmondense.
Este vínculo entre profissionais e população se fortalece através das reuniões mensais, que buscam orientar a população com palestras de educação continuada, as quais são ministradas pela enfermeira Ananda Babinski e contam com o apoio da Secretáriade Saúde, Kelli Carvalho, a qual disponibiliza lanche,brindes, fraldas e kits para as gestantes.
Nesta última reunião, a Secretária de Saúde,Kelli Carvalho, fez a entrega de bolsas de bebês do Projeto Rede Cegonha para as futuras mamães. As bolsas são utilizadas para colocação dos pertences dos futuros bebês.
Assim a Secretaria Municipal de Saúde de Virmond pretende instituir a equipe como porta de entrada do sistema de atenção, criando um elo entre profissional e paciente, tendo como objetivo principal a transmissão de conhecimentos e tornando as gestantes agentes transformadoras de sua vida.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul