quinta-feira, setembro 11, 2014

Abertura oficial da 23ª edição dos Jarcan’s celebrou com muita festa os 30 anos de fundação da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu

A abertura oficial da 23ª edição dos Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu (Jarcan’s) realizada na noite de quarta-feira (10.09) no Ginásio Tarumã, em Quedas do Iguaçu, foi uma verdadeira festa. O evento esportivo marcou a integração por meio do esporte, de 18 cidades que compõe a Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, que neste ano comemora 30 anos de fundação e trabalho em prol do desenvolvimento e crescimento das cidades localizadas na região centro-oeste do Paraná.

O público presente no evento lotou praticamente toda a arquibancada da praça esportiva e pode assistir ao desfile das delegações participantes da competição, além da condução do fogo simbólico, juramento dos atletas, pronunciamento das autoridades e apresentação artística de um grupo de dança de rua local, e do grupo Circo Arte e Vida de São Jorge do Oeste, que deu um show de sincronismo e habilidade em diferentes apresentações circenses.

Além do prefeito anfitrião, Edson Prado, popularmente conhecido como Jacaré, vários prefeitos das cidades que compõe a Cantuquiriguaçu ocuparam o palanque para saudar todos os competidores que estarão até o próximo domingo (14.10) disputando o ouro de 13 modalidades.

O secretário de estado do Esporte e do Turismo, Diego Gugarcz, também marcou presença na solenidade fazendo questão de saudar os participantes, desejar sorte a todos e frisar o que de fato o Jarcan’s representa para todos os municípios que integram a região da Cantu. “Além de incentivar a integração dos municípios, o Jarcan’s incentiva o turismo e a saúde através da prática esportiva”, disse.

Este é o segundo ano que o Jarcan’s passou a fazer parte do calendário oficial de eventos esportivos do Paraná, e de acordo com Gugarcz, o evento tende cada vez mais a crescer graças ao incentivo e apoio de todos os prefeitos que são parceiros, a exemplo do prefeito Emerson Julio Ribeiro, de Reserva do Iguaçu, que também fez seu pronunciamento para destacar que espera todos os competidores em sua cidade no próximo ano, que juntamente com Foz do Jordão irão sediar a edição do Jarcan’s de 2015.

O prefeito anfitrião não escondeu a satisfação que estava sentido em ver sua cidade sediar pela quarta vez uma edição do Jarcan’s. No início de sua fala, em sinal de respeito e devoção, ele pediu a todos para fazer uma oração pedindo que a competição ocorra da melhor forma possível, desejou sorte a todos e agradeceu a presença do público presente na solenidade.

Ao término do cerimonial, uma partida de futsal entre Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu, marcou o início das disputas do evento esportivo. O jogo terminou com uma goleada de 8 a 2 para os donos da casa.

Municípios
Esta edição do Jarcan’s está contando a participação de competidores de 18 cidades: Campo Bonito, Candói, Cantagalo, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Guaraniaçu, Ibema, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

Ao todo, são aproximadamente 1.700 competidores inscritos nas modalidades de basquete, atletismo, xadrez, truco, tênis de mesa, handebol, futebol de campo, futebol sete, futsal, voleibol, vôlei de areia, bocha e bolão.

As disputas iniciam na manhã desta quinta-feira (11.09) e terminam no domingo (14.09) com a definição do campeão geral da competição.

A 23ª edição do Jarcan’s é uma realização da Associação dos Dirigentes Esportivos da Cantuquiriguaçu e Prefeitura de Quedas do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul