quarta-feira, setembro 03, 2014

Beto Richa vai credenciar hospitais para ampliar atendimento às vítimas de violência sexual

O governador Beto Richa anunciou na segunda-feira (1/9) que governo estadual vai credenciar 18 hospitais públicos e filantrópicos para atender vítimas de violência sexual em todas as regiões do Paraná. Hoje, o serviço de pericia é feito pelo Instituto Médico Legal. Os hospitais credenciados serão referência nas regionais de saúde de Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, Londrina e Jacarezinho. Todas as unidades terão profissionais de saúde qualificados para fazer a perícia.

O protocolo que garante a ampliação do atendimento foi assinado em Curitiba pelo governador Beto Richa. "Descentralizamos este serviço para trazer mais humanização e segurança no atendimento às vítimas de violência sexual nas grandes cidades do Paraná, que terão profissionais de saúde qualificados para o serviço", afirmou Richa, que estava acompanhado da primeira dama, Fernanda Richa. A medida é uma ação conjunta das secretarias da Saúde, Família e Desenvolvimento Social, Segurança e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

HOSPITAIS - Até agora, somente Curitiba contava com hospitais para o atendimento às vítimas de violência: as crianças são atendidas no Hospital Pequeno Príncipe e as adultas nos hospitais do Trabalhador, de Clínicas ou no Evangélico. Com a resolução conjunta, assinada entre as secretarias, serão oferecidas condições de trabalho e qualificação aos profissionais da Saúde e da Segurança Pública para o atendimento das pessoas violentadas.

Além disso, serão estabelecidas, em conjunto, as regras para a estruturação e realização dos exames e coleta de materiais para a elaboração de laudos periciais. O diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luvercy Rodrigues Filho, também ressaltou a importância de humanizar o atendimento às vítimas de violência sexual. "Esta proposta evita as situações de revitimização. Quando a pessoa, além de ser agredida, precisa passar por uma série de situações constrangedoras", afirmou ele.

REFORÇO DO IML - O governador Beto Richa também ressaltou os investimentos que têm sido feito nas unidades do Instituto Médico Legal (IML) para melhorar a qualidade do atendimento nos caso de violência sexual. "Quando assumimos o governo, tínhamos uma situação deplorável nos IMLs, principalmente em Curitiba. Fizemos grandes investimentos para reverter o quadro", disse o governador. Ele explicou que o governo estadual está construindo novas estruturas para o IML em Curitiba, Londrina e Maringá. Também neste governo foi construída a nova unidade de Paranaguá e colocadas em funcionamento as unidades de União da Vitória, Paranavaí e Toledo.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul