terça-feira, setembro 09, 2014

Candói:Técnicos instalam armadilhas para capturar ovos do mosquito da dengue

Técnicos em vigilância entomológica de Apucarana, localizada no norte do Paraná, estão em Candói para instalar armadilhas que capturam os ovos do mosquito transmissor da dengue. O trabalho começou no início da semana e envolve os agentes de endemias do município que na detecção do inseto aedes aegypti. A ação preventiva está sendo realizada em parceria com a 16ª Regional de Saúde de Apucarana e a 5ª Regional de Guarapuava. 

Entre as atividades dos técnicos, está o de identificar e capturar os ovos, medir a intensidade e mapear as localidades com mais incidência. Para facilitar o trabalho do município, também serão feitos croquis dos bairros. “Eles estão visitando principalmente os locais como ferros velhos, borracharias, cemitério, catadores de recicláveis e depósitos que possam acumular água”, avisa o secretário municipal de Saúde William Pedroso. 

Segundo Paulo de Oliveira, técnico da 16ª Regional, a instalação das armadilhas deve facilitar a identificação dos locais que precisam de cuidados e facilitar a fiscalização dos agentes de endemias. “Serve de base para o município fazer o seu trabalho. A ideia da armadilha é capturar os ovos que transmitem a dengue”, explica. 

Para o prefeito Gelson Costa (PT), é importante que as ações de prevenção e de combate permaneçam presentes no dia a dia das pessoas. “É fundamental que a população nos ajude a manter o nosso município livre da dengue. Com a ajuda de todos, vamos seguir colocando em prática as medidas preventivas”, diz o prefeito. 

A armadilha
Vários potes com água potável e com água fenada foram distribuídos em pontos estratégicos da cidade nesta semana. Após cinco dias, estes recipientes são coletados e enviados para análise onde se identificam os ovos do mosquito. Em seguida, os ovos são eclodidos (se transformam em larvas) para que se verifiquem quais deles são do mosquito aedes aegypti. Feito isso é possível apontar os locais que precisam de maiores cuidados no combate do causador da dengue.

Cuidados!
É importante destacar que não se deve deixar água parada em recipientes, como latas, plásticos, pneus, vasos de flores, calhas, sucatas, garradas e caixas d’água destampadas. Estes locais se transformam em criadouros para a proliferação do aedes aegypti, o inseto causador da dengue. “A Secretaria de Saúde pede e agradece o apoio de todos”, diz o secretário William.

Sintomas da dengue
Fique atento aos principais sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça forte, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, cansaço, moleza e dor no corpo, nos ossos e nas articulações. 


Fonte:http://www.candoi.pr.gov.br/exibenoticia.php?id=269

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul