sexta-feira, setembro 05, 2014

"Diálogo com os empresários fortalece a economia do PR"

O governador Beto Richa participou, na quarta-feira (3), em Maringá, de reunião promovida pelos sindicatos da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest) e Cianorte (Sinvest). Empresários do setor entregaram propostas para o governador, como a redução do ICMS. “Já baixamos de 12% para 3% e prorrogamos o prazo dessa redução para dezembro de 2015. Estamos sempre abertos ao diálogo para atender a necessidade do setor que fortalece a economia do Paraná”, afirmou Beto.

O segmento do vestuário é responsável por 80 mil empregos diretos e indiretos na região. O encontro contou com a presença do prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin e dos presidentes dos Sindicatos das Indústrias do Vestuário de Maringá, Cassio Murilo Almeida, e de Cianorte, Alberto Naban. “Reconhecemos que foi um grande passo a prorrogação dessa redução para dezembro de 2015. Assim conseguimos permanecer competitivos com outros Estados como São Paulo”, afirmou Murilo Almeida.

A qualificação profissional também foi questionada. Richa destacou parcerias com instituições como Sebrae e Federação do Comércio para fortalecer a mão de obra local e a construção de 18 Centros Estaduais de Ensino Profissionalizante (CEEPs). “Tiramos da gaveta projetos que estavam parados. Os Centros vão abrir 20 mil vagas para estudantes que queiram fazer o ensino médio junto com um curso profissionalizante”, afirmou Richa.

Na região, estão em obras três CEEPs: em Maringá, Cianorte e Colorado. Os cursos profissionalizantes oferecidos em cada um levarão em conta necessidades socioeconômicas da região. “Certamente essas escolas técnicas ajudarão a reforçar a qualidade de mão de obra para o setor. Profissional qualificado tem também melhor renda. É todo um ciclo de desenvolvimento para a região”, disse Beto.

Durante o encontro com os empresários, Richa destacou os avanços do Paraná nas áreas de desenvolvimento econômico, saúde, infraestrutura e educação. “O Estado voltou a ser adequado para quem quer investir. Atraímos R$ 35 bilhões de investimentos de indústrias nacionais e internacionais, criando milhares de novos empregos.”

As boas condições das estradas, segundo o governador, contribuem para a redução de custos aos empresários. O Estado tem 300 quilômetros de duplicação de rodovias já entregues e em obras. “Investimos R$ 1 bilhão na recuperação e conservação da malha rodoviária estadual e o Porto de Paranaguá, que hoje é um dos melhores do país”, afirmou Richa.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul