segunda-feira, setembro 01, 2014

Laranjeiras do Sul:Aluno de agronomia da UFFS apresenta trabalho em congresso brasileiro sobre doenças de plantas

O Congresso Brasileiro de Fitopatologia representa o principal e maior evento nacional sobre doenças em plantas. Esse evento foi realizado entre os dias 19 e 22 de agosto na cidade de Londrina-PR, reunindo pesquisadores do Brasil e diversos outros países. Na oportunidade o aluno do curso de Agronomia da UFFS campus Laranjeiras do Sul, Fábio Junior Telaxka, apresentou resultados de duas pesquisas realizadas no campus.

Os trabalhos apresentados no 47º Congresso Brasileiro de Fitopatologia foram “Eficiência de Equisetum hyemale e Rumex crispus no controle de oídio em pepineiro” e “Levantamento de doenças do feijoeiro, Phaseolus vulgaris (L.), em municípios da Cantuquiriguaçu”. No primeiro trabalho foram apresentadas as plantas cavalinha e azeda-crespa como novas alternativas para o controle de doenças em plantas, especialmente oídio. Na segunda pesquisa foram diagnosticadas na região da Cantuquiriguaçu mais de uma dezena de doenças que acometem a cultura do feijoeiro, permitindo o conhecimento desses problemas fitossanitários que ocorrem na região e a busca por alternativas mais sustentáveis. Os trabalhos tiveram orientação do Prof. Gilmar Franzener e a participação de acadêmicos do curso de agronomia e do mestrado em agroecologia e desenvolvimento rural sustentavel.

“Tanto os trabalhos quanto o congresso me acrescentaram muito em minha vida acadêmica. Além de saber que existem alternativas altamente eficientes no controle de doenças de plantas com plantas medicinais, com plantas consideradas daninhas, etc. O evento me proporcionou conhecer muitos pesquisadores, professores, profissionais e estudantes da área de doenças de plantas de todo o Brasil, me possibilitou estar mais atualizado nas discussões atuais e futuras a respeito dos fitopatógenos. Com os contatos, amizades, e experiências adquiridas muitas portas de estágio e por que não, emprego se abriram”.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul