segunda-feira, setembro 08, 2014

Laranjeiras do Sul:Incômodo da estação, Otorrino alerta como evitar as alergias da primavera

Polinização mais intensa das plantas aumenta a incidência do problema
O período mais florido do ano já começou. E, nesta época, além de a temperatura ser mais elevada e as flores predominarem pelas cidades, também há um incômodo que pode se manifestar em algumas pessoas: as chamadas alergias sazonais ou primaveris. Conhecida como polinose ou febre dos fenos, a reação ao pólen é a alergia que prevalece na primavera devido à concentração desses alérgenos no ar atmosférico ser mais elevada.
Durante a primavera, a polinização das plantas ocorre com mais intensidade, principalmente em dias com vento e ensolarados, o que faz com que os grãos de pólen se concentrem em mais quantidades no ar. Quem sofre de rinite, asma, bronquite e outros problemas respiratórios precisa ter cuidado dobrado neste período, alerta o otorrinolaringologista Dr. Humberto Moreira da Silva.
— “Quando o pólen entra nas vias nasais, os sintomas das doenças respiratórias como espirros, coriza, falta de ar e congestão nasal se manifestam. Além disso, a alergia ao pólen também pode provocar coceira e vermelhidão nos olhos”,— explica.
O especialista ainda destaca que as alergias primaveris são mais comuns e intensas em regiões onde as estações do ano são bem definidas, e com a baixa umidade do ar, há um aumento de 40% na incidência dessas “doenças de Primavera”. - “Crianças que possuem um de seus pais alérgicos já tem probabilidade de 60% de desenvolver a doença”.
Como evitar
Para impedir que a sensibilização alérgica aconteça e que os casos de quem já sofre de problemas respiratórios se agravem, algumas medidas se tornam fundamentais:
— Mantenha as janelas de casa e carro fechadas, para que o pólen não circule no ar
— Ventile a casa primeiras horas da tarde, quando os índices de pólen são mais baixos
— Use ar-condicionado, tanto de carro, quanto de ambientes, que tenha filtro anti pólen. Também é importante limpar os filtros periodicamente
— Evite uso do ar-condicionado abaixo de 23°C
— Mantenha a casa sempre limpa, principalmente os ambientes mais utilizados, como o quarto
— Prefira limpar com aspirador de pó que tenha filtro HEPA, que consegue captar os alérgenos
— Use capas impermeáveis para forrar colchões, travesseiros e almofadas
— Evite o uso de carpetes e tapetes, objetos que acumulem pó, estofados e cobertores
— Evite o contato com cheiros fortes, como perfumes e tintas
— Use óculos de sol para evitar o contato do ar com os olhos
Dr. Humberto destaca que caso os sintomas se agravem, o ideal é começar um tratamento adequado, com médico especializado, para acabar de vez com os problemas.
Teste Alérgico
Dr. Humberto realiza nos pacientes que chegam ao seu consultório com os sintomas citados, o teste alérgico, que consiste em um exame que avalia a presença de alergias a alguns alérgenos (substâncias capazes de causar alergias). Este teste reproduz uma reação alérgica em mínimo grau ao expormos, intencionalmente, o paciente a uma quantidade mínima de alérgenos.
O teste é realizado no antebraço direito, com a aplicação dos alérgenos. Este procedimento não causa dor. A leitura é feita após 15 – 20 minutos, caso seja formada uma pápula (uma bolinha na pele) superior a 3mm o teste é considerado positivo.
Após a realização do teste, com o resultado em mãos, Dr. Humberto vai analisar os dados e recomendar o tratamento que melhor se adeque ao paciente. Entre as opções que mais geram resultados está a vacinação e o tratamento de controle de alergias.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul