quarta-feira, setembro 03, 2014

Laranjeiras do Sul:Vereadora solicita que Farmácias voltem atender em forma de plantão durante a madrugada

Um mal-estar durante a madrugada pode ter como agravante uma grande dor de cabeça para os moradores de Laranjeiras do Sul. A cidade não possui nenhuma farmácia com atendimento 24 horas e se algum morador precisar utilizar o serviço durante à noite a única opção é esperar o dia clarear até abrir o comércio, ou então ir a um centro maior, como Guarapuava ou Cascavel, para encontrar estabelecimentos abertos. As duas farmácias que ofereciam este atendimento em Laranjeiras, a Santa Terezinha da XV e a FarMais da XV, reduziram o horário de atendimento das 07 horas da manhã a meia noite. O motivo do fechamento é o aumento dos custos e as dificuldades em mantê-lo cumprindo a legislação, ou seja, com um farmacêutico de plantão durante a madrugada.

Em Laranjeiras do Sul, existe a Lei municipal 029/2004, onde diz que fica liberado aos proprietários de farmácias interessados o funcionamento de 0 a 24 horas, não obrigando a abertura das farmácias durante a madrugada. Por este motivo, durante a sessão dos vereadores realizada na segunda-feira, dia 1º de setembro, a presidente Ivone Portela, apresentou uma indicação solicitando que o executivo interceda junto a quem de direito estudos e providências no sentido de resolver este grave problema. A sugestão apresentada pela vereadora é que as Farmácias passem a funcionar novamente na forma de plantões, atendendo os cidadãos que precisam de medicamentos à noite e em especial durante a madrugada, podendo ser por escala a ser seguida pelos estabelecimentos, com letreiros informando a população dos locais de plantão. “É crescente o número de populares que nos procuram e solicitam o atendimento farmacêutico durante a madrugada. Esta é uma iniciativa de grande importância no atendimento à saúde, possibilitando aos cidadãos o atendimento necessário além de saberem onde procurar quando necessitar de medicamentos, sem precisar ficar batendo de porta em porta atrás de atendimento”, disse a presidente Ivone Portela.

A indicação é assinada pela presidente Ivone Portela e pelos vereadores Junior Gurtat, Laureci Leal e demais vereadores.

Via Assessoria 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul