segunda-feira, setembro 08, 2014

Palmital:Prefeitura lança Campanha de Coleta Seletiva de Lixo

Prefeitura garante que a coleta será realizada separadamente
 O que chamamos de “Lixo” na verdade, é um material que pode ser reciclado, evitando a contaminação do solo e das águas, protegendo a natureza. Pensando nisso, a Prefeitura de Palmital, através do Departamento de Meio Ambiente, está implantando o sistema de coleta seletiva, para separar resíduos secos e úmidos. A campanha denominada “Quem tem Atitude, recicla”, visa de forma responsável e consciente proporcionar ao município, uma cidade mais limpa e sustentável. O pré-lançamento da campanha aconteceu nesta, sexta-feira (5), na Câmara de Vereadores. O evento organizado pelos responsáveis pelo Departamento de Urbanismo, Acir Mendes da Silva e Juliane Mello, contou com a presença do prefeito, Darci Zolandek, do vice-prefeito, João Sartori, dos secretários municipais, representantes de entidades e instituições e membros da sociedade civil organizada.  
 Mantendo o compromisso de respeitar as exigências de controle de lixo e proteção ao meio Ambiente, a prefeitura vem realizando obras no aterro sanitário, em parceria com a Secretaria de Obras, onde juntas estarão realizando de forma eficaz a coleta seletiva do lixo produzido na cidade. “É de fundamental importância que a população tome conhecimento e faça parte dessa campanha, em contrapartida teremos que dar a garantia de que os materiais serão coletados separadamente para que haja eficácia e sucesso em nossa campanha. E isto ocorrerá graças à parceria com as associações e os catadores de materiais recicláveis de nossa cidade”, destacou o prefeito Darci Zolandek.
O assunto também será amplamente abordado através de impressos que serão distribuídos na cidade. “Posteriormente iremos instalar lixeiras, nas cores azul (seco) e vermelho (úmido), nos principais pontos da cidade, como escolas, departamentos, etc... E o prefeito deu uma importante sugestão, de que seja elaborado um projeto para que cada estabelecimento comercial se responsabilize em instalar as mesmas lixeiras em frente a sua empresa”, enfatizou Acir.
 A implantação da coleta seletiva por parte da Prefeitura de Palmital atende a Lei 12.305/2010 também chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos, que é uma obrigação dos municípios e seus gestores, que visa a coleta responsável em preservação do meio ambiente.
 A lei municipal 40/2009, fala da obrigatoriedade da separação dos resíduos sólidos em sua fonte geradora (nossas casas)  em três espécies: Resíduos Secos, Resíduos Orgânicos e Rejeitos.
 Resíduos secos: Papel, plástico, vidro, metal, etc.
Resíduos orgânicos: Restos de alimentos, cascas de frutas, erva, etc.
Rejeitos: Papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes, etc. “ Faremos a coleta separando apenas o Seco do Úmido: Secos são os recicláveis e úmidos são os orgânicos e rejeitos”, explicou Juliane.
 De acordo com dados repassados pelo Departamento de Urbanismo, mais de 20 famílias de Palmital sobrevivem desse trabalho tão importante e necessário. “A separação dos resíduos feita de maneira simples, apenas separando o seco do úmido, garante aos catadores maior qualidade de vida, pois não necessitaram mais trabalhar na “boca da vala”, fazendo um trabalho que pode ser feito por nós em nossas casas. E a renda certamente melhorará, pois com menos desperdício aumenta o aproveitamento dos materiais”, disse Acir Mendes da Silva, responsável pelo Departamento de Urbanismo.
  “Chegou a hora de nós assumirmos a nossa parcela de responsabilidade, o primeiro dever começa dentro de casa e em seguida no local trabalho. Vamos todos falar a mesma língua, trabalhar juntos para que no futuro possamos alcançar os resultados que esperamos. Com esta iniciativa, além de estarmos prevenindo problemas futuros também estaremos colaborando para a qualidade de vida dos trabalhadores que sustentam as suas famílias coletando os resíduos no comércio e nas residências. Esta é uma ação que também gera emprego e renda. Além de diminuir ao máximo os fatores de riscos para os trabalhadores”, ressaltou o prefeito Darci Zolandek, idealizador e grande incentivador do projeto.
Segundo Acir, o trabalho de conscientização começa nesta segunda-feira (8), na Vila Parque Junior. “Iremos visitar todas as comunidades, entregar os folders e conversar sobre a importância desse primeiro passo que é a separação em nossas casas. Estaremos divulgando o cronograma para a coleta em dias distintos, ou seja, no dia em que houver coleta dos resíduos secos, não haverá dos úmidos. Depois da Parque Junior iremos trabalhar nos outros bairros, no centro e através dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e das escolas e do rádio, chegaremos no interior. Isso se justifica pelo fato de querermos dar a atenção que este projeto merece, conversando e conscientizando de maneira clara, pois só assim será possível alcançar o sucesso neste projeto. Todos podem começar hoje, basta ter Atitude”, concluiu Acir.
 Os Catadores
Atualmente a participação dos catadores como “agentes”´ da coleta seletiva é crucial para o abastecimento do mercado de materiais recicláveis e consequentemente como suporte para indústria recicladora. Um programa de coleta seletiva deve contemplar o trabalho destes indivíduos.
A valorização do trabalho dos catadores permite não só ganhos econômicos, mas também sociais. Muitos indivíduos que estavam à margem da sociedade por diversos motivos, ao ingressar no trabalho de catador de material reciclável, passam por um processo de ''resgate de cidadania'', tendo novamente um papel definido e importante na sociedade, bem como uma fonte regular de renda.
 Luís Sérgio Soares trabalha como “agente” da coleta seletiva há aproximadamente 14 anos e diz que com muito trabalho e dedicação consegue dar uma vida digna aos 3 filhos e a esposa, que o ajuda. “Pago aluguel, estou terminando de pagar meu carro, tenho uma camionete, e não deixo faltar nada em casa. É com o lixo, que garanto o pão de cada dia. Mas com essa ação da Administração vai ficar mais fácil para nós, já que o lixo estará separado”, contou Luís.
 Luís que quando começou, trabalhava de domingo a domingo, hoje trabalha de segunda a sábado e reserva o final de semana para a família. “Hoje trabalho até às 14 horas de sábado, depois vamos à igreja e no domingo fico com minha família”, disse. Embora esteja feliz com seu trabalho diz que espera algo melhor para os filhos. “Estou investindo nos estudos dos meus filhos porque não quero que eles empurrem carrinho, eu sei que é um trabalho digno como qualquer outro, mas é sofrido e instável, não tenho garantias, nem décimo, nem férias. Quero que eles estudem e que tenham um futuro melhor”, finalizou emocionado.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul