sexta-feira, outubro 17, 2014

Aécio alerta que educação é a alternativa para reduzir violência contra jovens

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, denunciou, na quinta-feira (16/10), em São Paulo o número "avassalador" de assassinatos de adolescentes no Brasil: um por hora, segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ele afirmou que, em seu governo, as políticas voltadas para os jovens serão prioridade absoluta.
 "Até a meia-noite desta quinta-feira, 24 mães irão chorar a morte por assassinato dos seus filhos. E o governo faz o quê? Contingencia os recursos de segurança, diz que a responsabilidade constitucional é apenas dos estados. Não é. É da União", alertou Aécio.
 O candidato afirmou que o único país com quantidade superior de assassinatos em comparação ao Brasil é a Nigéria.
 "É um número avassalador. Fiquei chocado com o detalhamento do relatório que recebi quarta-feira [15/10] do Unicef, e esta será uma prioridade absoluta do nosso governo. Ter os jovens na escola, a partir da nova escola brasileira, qualificada, com professores bem remunerados", destacou Aécio.
 Educação
 O candidato afirmou ainda que o primeiro passo para reduzir essa estatística é garantir que os jovens estejam na escola. "Isso é decisivo. Por isso, estamos propondo a fundação da Nova Escola Brasileira, uma escola com um currículo que estimule o jovem que ali está, que seja adaptado à realidade de cada uma das nossas regiões", ressaltou.
 Aécio acrescentou que, no seu governo, implementará programas direcionados a esse segmento da população e comentará uma política nacional de segurança.
 "No meu governo, a União vai cuidar das nossas fronteiras, vai coibir o tráfico de drogas,  vai mudar o Código Penal pra acabar com a impunidade e vai criar políticas de integração e de ressocialização dos jovens num volume muito maior do que aquelas que existem aqui hoje", afirmou o candidato.
 Aécio afirmou também que adotará no país os programas Poupança Jovem e Fica Vivo, experiências bem-sucedidas na sua gestão em Minas Gerais. Ele destacou ainda a necessidade de a economia brasileira voltar a crescer para dar oportunidade aos jovens.
 "Vamos implementar o Poupança Jovem, que dará uma bolsa de estudos para que o jovem possa completar o ensino médio, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade social", explicou.
 Efeitos
 Em relação ao projeto Fica Vivo, Aécio esclareceu que em Minas Gerais chegou a reduzir à metade os assassinatos de jovens em algumas regiões. "É um projeto que abre espaços públicos para que os jovens, após aulas normais, possam exercer ali as mais variadas atividades e, portanto, se protejam das drogas", afirmou.
 Aécio Neves lembrou que o programa Poupança Jovem prevê um salário mínimo para o jovem que abandonou os estudos e retornou.  O objetivo é incentivá-los a retornar às aulas.
 "Vamos resgatar 20 milhões de jovens que não concluíram o ensino fundamental e médio no Brasil. Eles receberão um salário mínimo para completar o curso e se qualificarem em um curso técnico, por exemplo. Esse será um grande desafio a ser enfrentado pelo nosso governo se nós vencermos as eleições", ressaltou o candidato.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul