sexta-feira, outubro 10, 2014

Candói:Dia 9 de novembro tem a 2ª Caminhada Internacional da Natureza no Município

A 2ª Caminhada Internacional da Natureza – Caminhos do Charque será dia 9 de novembro, em Candói. Os interessados já podem se inscrever gratuitamente (veja abaixo) e se preparar para uma programação diferente com muita animação e energia que inclui alguns dos principais pontos turísticos do município. A realização é uma parceria do Governo Municipal de Candói com a Emater, a Casa Familiar Rural (CFR) e o Grupo de Turismo Novos Tropeiros.
A caminhada terá dez quilômetros de percurso e inicia às 8 horas com o alongamento. Antes disso, a proposta é que os participantes se reúnam para um café tropeiro, a partir das 7 horas, no pavilhão da igreja da comunidade Samambaial 2. Terá iguarias da gastronomia ucraniana, como pão caseiro, broa de milho, cuca, bolacha, pastel ucraniano, queijo, salame, mel, doce em pasta, nata e até virado de feijão, paçoca de carne, ovo frito e, é claro, café, leite, chá e uma diversidade de frutas. O custo é de apenas R$ 10,00.
Após o café da manhã reforçado, a caminhada começa e segue um roteiro que, além de belas paisagens, propõe visitas às comunidades onde estarão sendo feitas as feiras de produtos locais e de artesanato. Se o contato com a natureza já não tiver sido o bastante, as atividades serão encerradas com um delicioso almoço para compensar todo o esforço dos participantes. O valor será de R$ 20,00 e crianças com idade até cinco anos não pagam – entre seis e 12 anos, pagam metade do ingresso.
Na pousada e restaurante do Lago, no Km 426 da BR 373, o cardápio prevê: arroz branco, macarrão, mandioca, frango caipira, filé de tilápia frita, carne assada, saladas verdes, farofa, cuca e pão caseiro. E como a 2ª Caminhada Internacional da Natureza é realizada na terra da Festa Nacional do Charque, não pode faltar o seu principal produto. Por isso, o almoço terá também quirera e arroz de carreteiro com charque e, é claro, o charque assado.
O prefeito Gelson Costa lembra aos participantes que terá transporte da cidade para o ponto de partida da caminhada, no Samambaial 2. “O ônibus vai sair às 7 horas, na frente da Prefeitura. Queremos que o pessoal da Sede possa fazer um programa diferente e prazeroso. Ninguém precisa pagar para participar. Então peço que todos aproveitem e desfrutem do nosso interior, dos nossos belos pontos turísticos e das atrações que os produtores rurais oferecem”, convida a prefeito.
Para Terezinha Busanello Freire, extensionista da Emater, esta é uma iniciativa para promover a qualidade de vida e o incentivo ao turismo rural. “A caminhada é um esporte popular e uma das melhores maneiras de se aliviar o estresse. O contato com a natureza e o exercício físico fazem a pessoa relaxar. Além disso, é uma cadeia produtiva, uma oportunidade para que os agricultores familiares ofereçam produtos com identidade da região e serviços que atendam às necessidades dos caminhantes”, comenta.
Inscrições
Está interessado? Então entre em contato com os organizadores do evento e faça já a sua inscrição gratuitamente. É só ligar para a Emater, o telefone é (42) 3638-8005. Quem preferir, também pode fazer a inscrição pelo e-mail candoi@emater.pr.gov.br ou no site www.andabrasil.com.br. A 2ª Caminhada Internacional da Natureza também conta com o apoio da Cresol, da Rede TRAF (Turismo Rural na Agricultura Familiar), a Anda Brasil e Caminhadas na Natureza Paraná.

Fonte:http://www.candoi.pr.gov.br/exibenoticia.php?id=287

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul