segunda-feira, outubro 20, 2014

Candói:Municípios da Cantu participam de feira e seminário de agroindústria no Município

Os municípios do Território da Cantuquiriguaçu (Cantu) foram recebidos, em Candói, para a 1ª Feira Sabores e o 2º Seminário de Agroindústria e Comercialização de Produtos, nesta quinta-feira, 16. Durante todo o dia, teve uma boa movimentação nas tendas instaladas na Avenida José Antunes Fabrício para exposição e venda dos produtos trazidos por pequenos agricultores. A programação foi organizada pela Emater, em parceria com o Governo Municipal de Candói, o Condetec (conselho de desenvolvimento), a Cantu e o Sebrae.
No auditório do Centro Cultural, participaram do seminário cerca de 300 pessoas, entre agricultores, empreendedores e técnicos da Vigilância em Saúde e de serviços de inspeção vindos de 13 municípios da região. Também estiveram presentes, o vice-prefeito Jeferson Morandi, representando o prefeito Gelson Costa; o gerente da unidade local da Emater, Sérgio Folda; o coordenador do Condetec, Márcio Ramos; o assessor técnico da Cantu, João Muniz; o diretor técnico da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), Carlos Biasi; e Edson Boles, representante do Sebrae.
O vice-prefeito Jeferson acredita que há um grande potencial no setor de agroindústrias que precisa ser desenvolvido. “O município tem investido na formação de agricultoras, com cursos de panificação, para que se aumente a renda no campo. Hoje as pessoas estão trocando o produto industrializado por aquele da agricultura familiar. Precisamos explorar isso, pois temos um potencial muito grande”, analisa.
Segundo João Muniz, assessor técnico da Cantu, atualmente a região produz apenas 9% de sua demanda. “Sabemos que há 91% (de produtos) vindo de fora. E esse é o nosso trabalho, mudar este cenário. O grande desafio, até o início do ano que vem, é ter o maior número de agroindústrias habilitadas com inspeções sanitárias. Esse vai ser um marco de desenvolvimento na nossa região”, prevê João que citou também o turismo rural durante o seu pronunciamento, na abertura do seminário.
Márcio Ramos, do Condetec, destacou o “processo de agroindustrialização”. “Que além de motivar, mobilizar e promover o desenvolvimento da família, é uma grande ferramenta para a juventude permanecer no campo”, disse. Sérgio Folda, da Emater, comentou a transformação do setor rural. “Uma das grandes dificuldades é fazer com que o agricultor passe de produtor para comerciante. Mas eventos como esses fazem com que os agricultores vejam uma forma diferente de renda.”
Feira Sabores
Mesmo com o forte calor desta quinta-feira, os consumidores do comércio local e trabalhadores da Sede de Candói não deixaram de visitar a Feira Sabores. Instaladas na avenida próxima de bancos e de lojas de vários segmentos, as tendas atraíram pessoas de todas as idades. Na sombra, muitos aproveitaram para descansar e conversar e, claro, para garantir produtos fresquinhos, vindos direto do interior.
O produtor rural Elizeu Rocha, da comunidade Passo Grande, trouxe para a feira os produtos dos seus tios, o casal Sebastião e Rose de Freitas, proprietários da agroindústria Frutos da Terra, localizada na Ilha. “O produto colonial tem que estar num lugar de movimento, aonde as pessoas veem. Hoje nós vendemos bastante pro pessoal do comércio e para pessoas que passavam de carro, pararam e vieram aqui comprar”, contou.
O Leandro Drabski é do Assentamento 8 de Julho, em Laranjeiras do Sul, e também prestigiou a Feira Sabores. Como ele não possui o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), trouxe produtos de panificação apenas para exposição e para estabelecer contatos. “É para o pessoal conhecer. Quando o produto aparece, o lucro do produtor aumenta. E cada vez mais essas feiras estão ajudando o produtor rural”, comentou.

Fonte:http://www.candoi.pr.gov.br/exibenoticia.php?id=292

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul