segunda-feira, outubro 06, 2014

Candói:Secretaria da Saúde lança campanha Outubro Rosa e destaca autoexame de mama

A Secretaria da Saúde de Candói lançou, na manhã desta quinta-feira, 2, a campanha Outubro Rosa. Os profissionais do posto de saúde da Sede e da Clínica da Mulher se vestiram de rosa e distribuíram aos pacientes pequenos lacinhos - um símbolo da campanha. Além disso, os ambientes estão decorados com cartazes e balões cor-de-rosa para chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama.
O secretário da Saúde, William Pedroso, lembrar às pacientes que aguardavam atendimento no posto de saúde sobre a importância da mamografia e do autoexame de mama. “As mulheres devem ter muita atenção, a partir dos 40 anos de idade. A mamografia precisa ser feita anualmente! Quem tem diagnóstico de câncer dentro da família precisa fazer esse exame já a partir dos 35 anos”, alertou.
“O autoexame de mama ajuda a diagnosticar o câncer precocemente. Por isso é importante estar atenta para os sintomas, como dor na mama, coceira ou caroço. Nós temos profissionais aqui no poso de saúde que podem estar auxiliando no autoexame de mama”, destacou o secretário. “E não é só as mulheres. Os homens também precisam se cuidar. Em novembro, nós vamos falar sobre o câncer de próstata”, adiantou.
Para o prefeito Gelson Costa, a prevenção de toda doença começa com a preservação de hábitos saudáveis de vida. “Além dos exames que oferecemos e que são gratuitos, uma boa forma para se viver bem é adotando a prática de exercícios físicos e evitando fatores de risco tão sérios, como o cigarro e o álcool em excesso”, comentou o prefeito.
A dona Maria de Fátima da Silva, moradora do assentamento 8 de Outubro, é um exemplo de pessoas que presa pela qualidade de vida. “Eu venho direto para consultar, sempre faço o preventivo. Esse ano não fiz a mamografia porque fiz uma ressonância e o médico disse que estava tudo bem. Mas aqui no posto é muito bom, qualquer dúvida que a gente tem, elas esclarecem pra gente”, conta.
Clínica da Mulher
Entre os serviços oferecidos pela Clínica da Mulher de Candói, estão as coletas para exames preventivos, as solicitações de mamografias de todas as unidades de saúde e o atendimento de Pré-Natal e ginecologia. No local também é feito o acompanhamento de puericultura em todas as crianças menores de dois anos e pediátrico, naquelas com idade até 12 anos. E ainda, o atendimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família exclusivo para gestantes em todas as localidades do interior e da Sede.

Fonte:http://www.candoi.pr.gov.br/exibenoticia.php?id=284

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul