quarta-feira, outubro 15, 2014

Catanduvas:A arte a ferro e fogo

O martelo firme na mão molda o ferro com a precisão de um cirurgião com seu bisturi, a pouca diferença do presente com suas novas tecnologias e o passado glorioso da idade do ferro andam praticamente de mãos dadas na Ferraria do Panho em Catanduvas no Oeste do Paraná.
            Uma das profissões mais antigas do mundo resiste ao tempo na produção de facas artesanais pelo ferreiro catanduvense Francisco Cesar Panho, "Fabricar estes utensílios é um hobby e uma forma de relembrar como foi a minha profissão no passado, uma vez que hoje usamos mais máquinas do que a forja". Relata Panho, emendando que os objetos fabricados não estão sendo colocados a venda por enquanto.
            O ferro foi descoberto a cerca de 3.500 a.C., e o dom da arte vai transformando pedaços de sucata em facas, canivetes e utensílios na mãos do ferreiro que possui ainda um mini museu com inúmeras peças antigas inclusive da revolução de 1924 em Catanduvas "Tudo aquilo que é antigo me atrai, quando esta a vendo eu compro e quando as pessoas doam eu guardo com carinho". Finaliza Francisco.

Fonte:http://catanduvas.pr.gov.br/index.php?sessao=1331726bc2vf13&id=1304766

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul