terça-feira, outubro 14, 2014

Curitiba reúne cadeia produtiva da porta de madeira

Evento, que está na segunda edição, irá discutir impactos do desempenho e da certificação de portas nas edificações 
           Começa nesta quarta-feira, 15, a segunda edição do “Encontro da Cadeia Produtiva da Porta”, que será promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), em Curitiba (PR), no centro de exposições Horácio Coimbra, na Fiep. 
Com uma programação que pretende atingir profissionais de engenharia, arquitetura e setor produtivo, o evento terá uma série de palestras durante os três dias, além de uma exposição de novos materiais e tecnologias e rodadas de negócios. Entre os expositores já confirmaram presença empresas como Schattdecor, Akzo Nobel, Grupo Bonet, Sauerland, LP Brasil, Plastibordo, além de fabricantes de portas já certificados pelo Programa Setorial da Qualidade para Portas de Madeira de Edificações (PSQ-PME), desenvolvido pela Abimci em parceria com a ABNT Certificadora e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) através dos laboratórios do CETAC (Centro de Tecnologia do Ambiente Construído).
 Confira a programação
Dia do arquiteto (15)
No debate voltado para os profissionais da arquitetura serão tratados temas como os impactos da NBR 15575 na cadeia produtiva e na produção das portas de madeira, as especificações de portas por desempenho e serão apresentados cases da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea) sobre a interface da porta no projeto arquitetônico.
Para o presidente da Asbea, regional Paraná, que irá coordenar os debates do primeiro dia do seminário, a normatização será uma forma também de valoriza o trabalho dos arquitetos. “O profissional passa a ter ainda mais responsabilidade ao especificar um produto”, afirma. Além disso, ele acredita que a exigência do uso de itens certificados em uma construção passará a ser natural, já que, cada vez mais, o consumidor também quer uma habitação com melhor vedação, conforto térmico e acústico. “O arquiteto deve lembrar que, apesar da porta representar apenas 0,3% do custo de uma obra, é um produto importante visualmente no final da construção”, diz.
Dia do engenheiro (16)
O segundo dia do evento será dedicado aos profissionais de engenharia, instaladores, supervisores de obras, técnicos e estudantes de Engenharia. O objetivo é debater questões como obrigações do incorporador, do projetista, do construtor e do fabricante na especificação e instalação das portas, apresentar os itens das normas de desempenho que tratam de vedação e padronização de vãos e alguns cases com experiências práticas.
          Entre os palestrantes estão especialistas como pesquisador sênior do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Cláudio Mitidieri, do engenheiro responsável pelo desenvolvimento tecnológico da Tecnisa, Mauricio Bernardes, do gerente técnico do Programa Setorial da Qualidade para Portas Internas de Madeira (PSQ/PME), Roberto Pimentel Lopes, e do coordenador do Comitê de Portas da Abimci, Caetano Balvedi. Os debates serão coordenados pelo vice-presidente do Sinduscon Paraná, Euclésio Manoel Finatti.
Dia do fabricante (17)
                No último dia, sexta-feira, 17, será a vez de focar nos fabricantes com destaque para as ações desenvolvidas pelo PSQ-PME e o planejamento até 2017, o novo cenário da porta certificada no mercado nacional e um case de sucesso com os primeiros resultados já obtidos após a certificação. Os debates serão coordenados pelo presidente da STCP Engenharia de Projetos, Ivan Tomaselli.
Assessoria de Imprensa ABIMCI

Um comentário:

Unknown disse...

CASE O REQUIÃO HAHAHAHAHAHA

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul