sábado, outubro 18, 2014

Dilma usa argumentos falaciosos para explicar crise, dizem economistas

Mais de 150 renomados economistas e professores universitários do Brasil e do exterior lançaram manifesto onde atacar os argumentos da campanha da presidente Dilma para explicar o péssimo momento econômico que vive o país. 

Para desconstruir o argumento de que quase recessão por que passa o país e a alta da inflação são resultados de uma crise internacional, o manifesto lembra que países da América Latina e outros emergentes pelo mundo crescerão muito mais que o Brasil e com uma taxa de inflação abaixo da brasileira. 

"Projeta-se, por exemplo, que a Colômbia cresça 4,8% em 2014, com inflação de 2,8%. Já a economia peruana deve crescer 3,6%, com inflação de 3,2%. O México deve crescer 2,4%, com inflação de 3,9%. No Brasil, teremos crescimento próximo de zero com a inflação próxima de 6,5%.", dizem o manifesto.

Para os economistas, o desempenho medíocre da economia brasileira e a perspectiva de retrocesso nas conquistas sociais se devem às políticas econômicas equivocadas do atual governo.

"Neste cenário de baixo crescimento e inflação alta, a semente do desemprego está plantada. E os avanços sociais obtidos com muito sacrifício ao longo das últimas décadas estão em risco".

O manifesto denuncia ainda a intervenção política no Banco Central e o ambiente hostil ao investimento produtivo. "Sem investimento, o Brasil jamais retomará o seu caminho para o desenvolvimento", completam. 

O Manifesto dos Professores Universitários de Economia pode ser acessado no linkhttp://sites.google.com/site/manifestoeconomistas

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul