segunda-feira, outubro 13, 2014

Francischini promove audiência pública para apurar se Governo Federal atrapalha investigações da Lava-Jato‏

O líder do Solidariedade, deputado Fernando Francischini (PR), promoverá audiência pública para que a Frente Parlamentar da Segurança Pública, da qual é presidente, ouça depoimento do presidente da Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Ribeiro, que falará sobre as dificuldades que a Polícia Federal vem enfrentando nas investigações da Operação Lava Jato.

“Marcos Leôncio vai explicar as condições que o governo federal está dando para que a Polícia Federal analise toda a documentação já apreendida durante a operação. As informações iniciais que possuo são que a infraestrutura de investigação é mínima, existe abandono, poucos agentes permanecendo no caso e um revezamento gigantesco. As informações são as piores possíveis”, disse o deputado.

Ainda na última quarta-feira, Fernando Francischini apresentou requerimento à CPMI da Petrobras, para que o presidente da ADPF fale aos integrantes da comissão sobre o mesmo assunto. Como o líder do SD acredita que o governo vai tentar impedir a oitiva de Marcos Leôncio Ribeiro na CPMI antes do segundo turno das eleições, a frente parlamentar vai antecipar o depoimento.

“O governo vem a público no período eleitoral dizendo que dá autonomia à Polícia Federal, mas, na prática, não faz isso. O presidente da ADPF é a pessoa mais indicada para falar se a estrutura da PF está sendo deficitária e se está havendo jogo nos bastidores para evitar que essa operação siga em frente”, destacou o líder do SD.

Deflagrada em 17 de março pela PF, a Operação Lava Jato desmontou um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que movimentou cerca de R$ 10 bilhões. As investigações identificaram um grupo brasileiro especializado no mercado clandestino de câmbio.

Já foram presos na Lava Jato, entre outras pessoas, o doleiro paranaense Alberto Youssef, que tem fortes ligações no meio político, e o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que recebeu propina do esquema de corrupção. Ambos estão sendo investigados pela CPMI da Petrobras.

Data e local da audiência pública:
Próxima terça-feira, 14, no Plenário 3 da Câmara dos Deputados às 11h.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul