sexta-feira, outubro 17, 2014

Guarapuava:Campanha “Plante seu futuro”, do Governo do Paraná marca presença na 11ª edição do WinterShow

Pela primeira vez, o Governo do Paraná esteve presente no WinterShow com o estande para a divulgação do projeto “Plante seu futuro”. A campanha, com caráter permanente, é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento - SEAB, junto com vários órgãos e instituições parceiras e tem como objetivo incentivar e conscientizar os agricultores para a prática de uma agricultura sustentável, demonstrando tecnologias que proporcionam rentabilidade com a preservação do meio ambiente. “Esse é o nosso compromisso com o meio ambiente. Estamos incentivando o agricultor a utilizar boas práticas na agricultura e obtivemos excelentes resultados”, informa o secretário. “Parcerias são fundamentais em todos os setores. O Governo do Estado tem feito sua parte e a administração municipal também. Como exemplo, podemos citar a formação de produtores familiares para que sejam agentes populares de meio ambiente”, exemplifica o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.
 O projeto “Plante seu futuro" ainda tem como proposta a capacitação de profissionais e produtores rurais, com tecnologias agrícolas que assegurem a baixa emissão de carbono e a racionalização do uso de insumos. As ações levam em consideração as peculiaridades regionais e locais, com o objetivo de difundir conhecimentos das boas praticas agrícolas. Dentro da campanha, são tratados assuntos temáticos, como a gestão de solo e água; aplicação de técnicas de manejo de pragas, doenças e plantas invasoras de lavouras; utilização correta dos agrotóxicos para evitar a contaminação do ambiente; e controle de formigas cortadeiras.
 Gestão de solo e água
Tem como objetivo melhorar a qualidade do solo e da água, na região do Paraná. A qualidade do solo é trabalhada na melhoria do plantio direto, uma prática dominante na região. O Paraná foi um dos primeiros estados a aderir o plantio direto, e a campanha enfatiza essa prática. Com o bom manejo do solo, a qualidade da água inevitavelmente será melhor. Quem coordena a parte da gestão de solo e água, é o engenheiro agrônomo da Emater, Oromar João Bertol. 
Aplicação de técnicas de manejo de pragas, doenças e plantas invasoras de lavouras  
A estratégia de manejo de pragas consiste em fazer um monitoramento do plano de batidas, que permite avaliar a população de pragas e ninhos na lavoura, tomando uma decisão em critérios técnicos. No caso das doenças, concentra-se no monitoramento dos esporos da ferrugem asiática, que vem com a frente fria e sobrevive só na planta verde. Além da utilização correta dos agrotóxicos, evitando a deriva e a contaminação do meio ambiente. Com essas estratégias de monitoramento também é possível fazer uma grande economia. O engenheiro agrônomo da Emater, Celso Daniel Seratto, coordena o tema.
 Controle de formigas cortadeiras 
A formiga cortadeira se tornou um problema no Paraná, sendo uma praga, ela ataca grãos, pastagens e cana de açúcar. O “Plante seu futuro” possui um trabalho especial para o controle da praga, com quatro fundamentações: termonebulização, controle com isca formicida, polvilhamento e controle biológico. O coordenador de controle de formigas cortadeiras é o engenheiro agrônomo da Emater, Antoninho Carlos Maurina.

Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Guarapuava

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul