quarta-feira, outubro 08, 2014

Guarapuava:Prefeitura inicia programação da campanha Outubro Rosa

Na manhã ensolarada de terça-feira (7), na praça 9 de Dezembro a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Saúde da Mulher e parceiros deram início à programação do Outubro Rosa. Com o tema Viver faz bem, a finalidade da campanha é conscientizar e alertar à população e às mulheres sobre a importância da prevenção, do autoexame e ir ao médico com frequência. “Quando se tem um diagnóstico precoce, de qualquer patologia, é mais fácil o tratamento e as chances de cura aumentam”, esclarece o secretário de Saúde, Stefan Wolanski Negrão.
A vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Eva Schran, afirmou que o autoexame é simples. "Caso elas tenham qualquer dúvida podem procurar as unidades básicas de saúde do município, pois temos equipes preparadas para atendê-las", destaca Eva. Cleusi Ramos Ferreira, 44 anos, que participou do lançamento, disse que descobriu a doença, através da mamografia, em 2010. "Mesmo sem ter sintomas e histórico na família de câncer de mama, sempre fiz os exames preventivos. Eu descobri bem no início, fiz o tratamento e, atualmente, só faço o acompanhamento com o médico. É muito importante que as mulheres busquem os exames preventivos, pois hoje em dia está mais fácil tratar”, opina.  
Durante a manhã, as equipes da Secretaria de Saúde e do Centro de Saúde da Mulher orientaram sobre os exames e distribuíram materiais informativos. "Os exames preventivos são realizados o ano todo nas UBS, porém, entre os dias 13 e 17, terão mais ênfase os exames de mamografia, colo uterino, cardiológicos, endocrinológicos e avaliação nutricional, disponíveis para toda a população", finaliza Negrão.
 Programação do Outubro Rosa
Dias 07 e 08 (terça e quarta)
Encontro “Cuidando da saúde de quem cuida da educação”, com palestras para equipes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Local: Auditório da Faculdade Guairacá
Horário: 13 às 17h
 Dia 11 (sábado)
Outubro Rosa “Viver Faz Bem”, orientações, distribuição de material informativo e entrega de laçinhos da campanha
Local: Rua Saldanha Marinho
Horário: 8 às 16h
 Entre os dias 13 e 17 (segunda a sexta)
Mutirão de coleta “Viver Faz Bem”
Local: Unidades Básicas de Saúde
Horário: 7 às 19h
 Dia 21 (terça-feira)
Palestra e oficina “O chaveiro da vida”
Local: Auditório da Faculdade Campo Real
Horário: 19h
 Dia 22 (quata-feira)
Palestra e oficina “O chaveiro da vida”
Local: Anfiteatro do Sindicato Rural
Horário: 14h
 Dia 23 (quinta-feira)
Mesa redonda “De mulher para mulher, o câncer em pauta”
Local: Auditório da Faculdade Campo Real
Horário: 14 às 17h
 Dia 25 (sábado)
Caminhada Rosa
Horário: 10h
Saída: Praça Cleve
Chegada: Parque do Lago

Secretaria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de Guarapuava

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul