segunda-feira, novembro 10, 2014

Apagão está cada dia mais próximo

A crise do setor de energia é econômica, mas a partir de agora também envolve o grande risco de apagão. Segundo a Folha de S. Paulo, o Ministério de Minas e Energia aumentou na quarta-feira (5) o risco de desabastecimento no ano que vem e fez a possibilidade alcançar o limite tolerável. O jornal informa que, após reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, o índice referente à região Sudeste/Centro-Oeste foi aumentado de 4,7% para 5%, o que é o máximo que o órgão admite.

Além disso, o jornal ressalta que o ministério emitiu nota oficial em que admite que possa haver “adoção de medidas adicionais àquelas normalmente praticadas, como a estratégia que vem sendo adotada, em 2014, para preservação dos reservatórios”. Não disse, no entanto, que medidas são estas.

Há também alertas sinalizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, conforme noticiado também pela FSP, sobre a possibilidade de haver “cortes seletivos” de luz no verão. A estratégia seria usada para garantir o abastecimento dos grandes centros durante os horários de pico na estação.

O Brasil poderia ter mais energia disponível, mas o atraso de obras no setor fez com que o país tivesse diminuída a expectativa de aumento da oferta do setor. A Agência Nacional de Energia Elétrica reduziu em quase 25% a projeção de energia que deveria ser acrescentada ao parque elétrico brasileiro em 2014 devido às obras empacadas.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul