domingo, novembro 16, 2014

Guarapuava: Pelo segundo ano consecutivo, guarapuavanos e visitantes aproveitam a programação da Virada Cultural

Tarde ensolarada, música, esporte e muita gente ocupando todos os espaços do Parque do Lago. Essa foi a mistura no primeiro dia da Virada Cultural Guarapuava 2014. As famílias aceitaram o convite da Prefeitura e do Governo do Estado para o evento que, pelo segundo ano consecutivo, coloca o município no cenário cultural paranaense. "A atual administração municipal continuará ampliando as ações voltadas à valorização das mais variadas expressões culturais. Com essa Virada, a população tem a oportunidade de apreciar shows de artistas nacionais, e também conhecer talentos locais, que merecem o nosso reconhecimento", destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Sentados pela grama, tomando chimarrão, passeando. Cada um encontrou uma maneira de aproveitar a programação. Até um octógono foi montado para demonstração de jiu jitsu e muaythai. Skate, basquete e vôlei também não faltaram para os amantes do esporte. O estudante Sidnei Marcondes aproveitou a grande movimentação para mostrar seus desenhos. Com lápis na mão, ele apresentava seu talento. O casal Samuel e Michely Martins, que sempre frequenta o Parque do Lago, dizem que hoje, com música e agitação, o passeio foi bem melhor. "A iniciativa da prefeitura é muito boa. Espero que tenha sempre", diz Samuel, morador do Xarquinho. "Amanhã, a gente volta", emenda a esposa.

As amigas Lohana Van Der Neut, 18 anos, e Fernanda Veríssimo, 20, encontraram um bom espaço embaixo de uma árvore, próximo ao Palco Frequências. Na companhia dos pais, que vieram de Irati para visitá-las, e da cachorra lhasa apso Baby, elas curtiram as músicas e contemplaram a natureza. "Aqui é muito lindo e com Virada Cultural fica melhor ainda", afirma Lohana, estudante de publicidade. A secretária Gilmara Klüber levou o sobrinho Eric, 3 anos, no espaço montado pelo projeto Vem Ler, do Departamento de Cultura de Guarapuava. "Guarapuava precisa cada vez de eventos como esse", opina Gilmara.

Palco Frequências
Quem esteve no palco Frequências ouviu músicas de diferentes estilos, além de ter uma vista privilegiada do lago. A banda Neanderdogs foi a segunda a se apresentar e tocou seis músicas, possui 2 anos de estrada e já abriram o show do Matanza. Para o guitarrista Felipe Kosouski, a Virada Cultural é uma oportunidade de valorizar as bandas de rock da cidade e mostrar, a quem não conhece, que música também é cultura. "Geralmente tocamos em eventos de rock, é diferente nos apresentarmos em um evento com vários estilos e gostos musicais", comenta.

O grupo Adoc, que também foi uma das atrações do Frequências, empolgou o público com músicas que misturam ideias de paranaenses às influências do cinema, poesia, teatro, quadrinhos e outras artes. "Estou curtindo muito o evento, trazendo várias atividades e unindo todas as idades. Estou ansiosa para ver o show do Moraes Moreira", conta a namorada do vocalista da banda Adoc, Fernanda Polli. O Adoc já tem CD independente intitulado "Lótus Land", misturando influências nacionais e internacionais.

Já a vocalista da banda Flor de Jah, Bruna Tembil, que animou o público com o som do reggae, admirou a quantidade de famílias que se reuniram no evento. "É muito bom a Prefeitura de Guarapuava abrir este espaço. Em nossa cidade existem muitos músicos de grande competência. É legal a comunidade poder conhecer nosso trabalho, pois temos 9 meses de carreira e hoje viemos nos apresentar com vocal feminino".

"A Virada Cultural é bacana, pois leva a cultura para toda a cidade. É lindo de ver crianças conhecendo novos estilos de músicas", diz Giovana Pizzano, que curtiu a Virada com amigos, curtindo o som da banda Flor de Jah.

O palco Frequencias ainda contou com a apresentação da Banda 350 ml e Disconnect. “Esse ano, o espaço do Frequencias possibilitou que as famílias guarapuavanas pudessem se reunir com mais comodidade e tranquilidade, aproveitando um som de qualidade, produzido pelos nossos artistas locais”, comenta a diretora do Departamento de Cultura, da Prefeitura de Guarapuava, Rosevera Bernardim. 

Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Guarapuava

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul