quarta-feira, novembro 12, 2014

Guarapuava:Cesar Filho participa da 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

Mais de 600 gestores de administrações municipais e 120 prefeitos participam da 66ª Reunião Geral da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), em Campinas (SP). O objetivo é debater assuntos relacionados ao municipalismo brasileiro. Representando Guarapuava, o prefeito Cesar Silvestri Filho destaca a importância da troca de experiências entre os municípios e do diálogo com o Governo Federal. "Durante o evento, representantes de várias cidades vão debater assuntos de interesse dos brasileiros e Guarapuava está presente neste momento, ouvindo, debatendo e opinando", afirma.
Um dos assuntos do encontro, que acontece nesta segunda e terça-feira (10 e 11), é a repactuação da dívida dos estados e municípios com a União. Os prefeitos comemoram a aprovação do projeto de lei que altera, em última instância, o indexador dessas dívidas. Os prefeitos pediram a sanção presidencial sem vetos. As alternativas para o barateamento da tarifa do transporte urbano de ônibus e a qualificação dos serviços prestados também estão em debate. A FNP, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, a Associação Nacional de Transportes Públicos e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito firmaram parceria para construir uma planilha nacional que seja referência para o setor.
No primeiro dia da reunião, aconteceu o lançamento da 10ª edição do Anuário Multi Cidades, ferramenta para o auxílio na gestão municipal. Um destaque nesta edição aponta que o ano de 2013 foi de aperto fiscal para os municípios brasileiros. A receita total teve queda de -0,3% em relação a 2012. E as despesas totais também tiveram queda de 0,3% em relação ao ano de 2012. Além disso, houve queda de 3,5% no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). No entanto, houve alta real de 1,3% no FPM (Fundo de Participação Municipal) e de 4,9% na arrecadação do Imposto de Renda. A publicação conta ainda com três artigos que tratam da repactuação da dívida dos municípios com União, terrenos de marinha e sobre a judicialização do IPTU.
Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Guarapuava

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul