quinta-feira, novembro 20, 2014

MPF investiga recrutamento de crianças brasileiras para 'doutrinação' na Venezuela.

O Ministério Público Federal em Goiás informou que instaurou na última quarta-feira um inquérito civil para apurar ações ou omissões ilícitas da União sobre a condução de crianças e adolescentes brasileiros à Venezuela, com o fim de serem doutrinadas na “revolução bolivariana”. A informação já circula nos sites dos principais jornais venezuelanos, como o “El Universal” e o “El Nacional”. As informações são d'O Globo.

Segundo o MPF, a instauração do inquérito foi baseada em notícias de que Elías Jaua – vice-presidente setorial do Desenvolvimento do Socialismo Territorial da Venezuela e titular do Ministério das Comunas – leva, desde 2011, crianças e adolescentes brasileiros à Venezuela a fim de doutriná-los a implementar a “revolução bolivariana” no Brasil. O MPF de Goiás oficiou o Ministério das Relações Exteriores para que, no prazo de 10 dias, forneça informações sobre as condições em que estavam os menores brasileiros levados à Venezuela, o tipo de atividades em que realmente estiveram envolvidos e quem seriam os responsáveis pelo grupo.

O MPF informa ainda que o site do governo do país vizinho aponta que 26 crianças e adolescentes brasileiros participaram, no estado venezuelano de Sucre, das chamadas “Brigadas Populares de Comunicação”. Elas têm o objetivo transmitir, de diversas formas, as conquistas e os progressos de crianças e adolescentes revolucionários, além de treiná-los como futuros jornalistas para servir o país.

Responsável pelo inquérito, o procurador da República Ailton Benedito diz que a condução dessas crianças e adolescentes pode caracterizar violação aos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul