quarta-feira, novembro 19, 2014

Nova Laranjeiras:A educação de jovens e adultos e seus desafios no município

Atualmente,  Nova Laranjeiras dentre  os municípios jurisdicionados pelo NRE de Laranjeiras do Sul  está com maior número de APDS ( Ações Pedagógicas Descentralizadas), ou seja, 07 Apds, em diferentes  escolas estaduais, como nas localidade de Guaraí,  Sede do Município, Rio Guarani e Reserva Indígena ( Aldeia Trevo, Campo do Dia, Rio da Lebre e Taquara), em pleno funcionamento e consequentemente com um número maior de estudantes, aproximadamente 150 alunos. 
O aluno Luiz Carlos Martins da Aped do Guaraí, Ensino Médio revela que o que fez retornar aos estudos, foi quando cursou o Programa Empreendedor Rural, onde somente ele tinha o ensino fundamental séries iniciais e os demais integrantes da turma com formação no Ensino Médio, onde se sentia com vergonha do nível de estudo em que se encontrava, foi o que  o motivou a procurar a Educação de Jovens e Adultos, para voltar a estudar e concluir o ensino fundamental séries finais e ensino médio, com o desejo de cursar o Ensino Superior, com objetivo de satisfação pessoal, adquirir aprendizado e também pela necessidade imposta pela sociedade. Diz que há uma crença de que “Adultos” não possuem a mesma capacidade de aprendizado em relação às crianças, e esta perspectiva, apesar de frequente no censo comum, não encontra respaldo em estudar sobre o funcionamento intelectual do adulto. O que causa dificuldade dos adultos não é a idade, mas sim outros fatores, entre eles, nível de saúde, nível de educação e cultura, motivação e bem estar social, mas sinto-me muito feliz de estar neste ano de 2014 concluindo o ensino médio e por ter enfrentado todas essas dificuldades e com ajuda de grandes professores, me sinto dentro da EJA como uma família.
Leomar Caimi, Coordenador Itinerante de Aped há seis anos no município, relata a importância da EJA na formação de cidadãos críticos e conscientes. A procura pela modalidade se dá pelo interesse do aluno já de idade mais avançada, com objetivos já definidos, que é o aprendizado que por algum motivo na idade certa foi “ podado” e hoje, o sonho se torna realidade. O Ceebja de Laranjeiras do Sul, a partir de sua equipe pedagógica, especialmente o Diretor Emerson Algeri, teve grande influência no ingresso dessa nova modalidade de ensino em nosso município, dando todo o apoio técnico e pedagógico para o funcionamento. Entendo que a Educação de Jovens e Adultos é uma realidade em nosso município, hoje se vê a EJA com outros olhos; onde somos respeitados e valorizados. Agradeço também a todos os professores pelo apoio e dedicação nesse desafio, sendo que a Educação de Jovens e Adultos é mais uma alternativa de ensino presente em nosso município, tornando o sonho de muitas pessoas concreto.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul