quinta-feira, novembro 13, 2014

Paraná apresenta cinco projetos em Congresso sobre altas habilidades

Evento promove intercâmbio com profissionais de diferentes países e proporciona o aprimoramento do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação.
 Nove professores da rede estadual apresentam nesta semana trabalhos no II Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, no X Congresso Ibero-americano de Superdotação, Talento e Criatividade e no VI Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação, em Foz do Iguaçu.
 Os trabalhos dos professores do Estado mostram estudo comparativo do raciocínio lógico entrealunos superdotados e não superdotados, o apoio da unidade de atendimento ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação para as salas de recursos multifuncionais e às famílias, estratégias mentais usadas por alunos superdotados matematicamente na resolução de problemas e ações do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais.
 Para os professores participantes, o Congresso é um momento de discussões, reflexões e trocas de experiências, fundamental para o processo de formação do docente. Segundo o professor Rafael Kenji Kuriyama, do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação de Londrina, o conteúdo abordado também enriquece as práticas do ensino regular.
Opinião compartilhada pela educadora Rosana Oliveira de Pizzol, que vê no evento uma possibilidade de aprofundar e atualizar o conhecimento. “O evento contribui para uma maior visibilidade do trabalho realizado na área de altas habilidades/superdotação, que tem se mostrado imprescindível a alunos que necessitam de atendimento especializado”.
  Congresso: O Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação ocorre a cada quatro anos para o intercâmbio de profissionais da área de diferentes países. Já os outros dois congressos são bienais com o foco de estimular o desenvolvimento científico da área, o atendimento educacional adequado e políticas públicas voltadas às necessidades especiais das pessoas com altas habilidades/superdotação.
 A responsável pelo setor de altas habilidades/superdotação na Secretaria de Estado da Educação, Denise Maria de Matos Pereira Lima, acredita que o evento ajuda o Governo do Paraná a aprimorar o trabalho que já vem sendo desenvolvido. “Felizmente, o trabalho desenvolvido na rede pública estadual de ensino do Paraná tem contado com profissionais altamente envolvidos nesta causa, que buscam constante qualificação, e eventos deste porte contribuem para ampliar os conhecimentos na área”, disse Denise.
 Outro projeto: Na Escola Estadual Dom Orione, em Curitiba, a equipe pedagógica criou um grupo de estudo sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e áreas afins, como altas habilidades/superdotação. Há cinco anos, o grupo se reúne uma vez por mês, e conta com a participação de professores de outras escolas. São mais de 40 integrantes que veem na ação uma forma de aprimorar os conhecimentos.
 “A iniciativa surgiu devido a muitos professores procurarem a equipe pedagógica para que sugerisse práticas de mediações específicas para alunos com essas necessidades educacionais”, comentou a pedagoga Claudine Gomes Bubiniak.
 Quem frequenta os encontros têm a oportunidade de assistir a palestras com profissionais especialistas. São psicopedagogos, psicólogos e neurologistas voluntários. As reuniões acontecem das 19 às 22h, sempre na última quinta-feira de cada mês. Interessados em fazer parte do grupo de estudo podem entrar em contato com a pedagoga pelos telefones 3345-4664 ou 3329-2633.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul