sexta-feira, novembro 14, 2014

Reserva do Iguaçu:SEBRAE leva ações de desenvolvimento local para municípios da Cantuquiriguaçu

Através de um encontro realizado quinta-feira (12), em Reserva do Iguaçu, com a participação do público local e de representantes dos municípios de Porto Barreiro, Nova Laranjeiras e Rio Bonito do Iguaçu, o SEBRAE expôs ações de desenvolvimento local baseadas na Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O objetivo é em estimular os pequenos negócios como fonte de desenvolvimento dos municípios.
A Lei Geral, em vigor no Brasil desde 2006, está em processo de regulamentação em 350 dos 399 municípios do Paraná. Reserva do Iguaçu juntamente de outros 12 municípios da Cantu fazem parte dos não regulamentados, mas que após a adesão dos prefeitos ao programa do SEBRAE, “Cidade Empreendedora”, pretendem iniciar o processo para desenvolverem ações de desenvolvimento local visando o microempreendedorismo.
Na região da Cantu, as micro e pequenas empresas são responsáveis pela movimentação de 37,65% da economia e empregam formalmente 45,57% dos trabalhadores, conforme o último levantamento feito no ano de 2012.
De acordo com o Consultor do SENAR, Valtemar Sartori, os dados justificam de forma clara a importância da promoção do desenvolvimento local sustentável a partir dos pequenos negócios em todas as áreas de atuação, sendo nas prefeituras, no campo ou na cidade.
“Os pequenos negócios são fundamentais para a manutenção do emprego e do desenvolvimento dos municípios. Também é uma oportunidade de empreendimento e uma oportunidade para quem quer trabalhar, que pretende ter um emprego qualificado e um bom salário”, afirmou Valtemar.
O consultor também disse que a desoneração tributária, ganho de eficiência da administração pública, condições regulatórias estáveis e transparentes, acesso à inovação tecnológica, educação básica de qualidade e qualificação profissional são fatores importantes na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios.
Atualmente, em Reserva do Iguaçu, estas ações já estão sendo pensadas pela agente de desenvolvimento local, Juliana Sydor, que juntamente do SEBRAE está trabalhando na capacitação e orientação das empresas locais.

Setor de Comunicação do Município de Reserva do Iguaçu

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul