sexta-feira, novembro 07, 2014

Rio Bonito do Iguaçu:Estudante Rio Bonitense é destaque nacional

Com o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento, incentivar a geração de tecnologias e aproximar a universidade do setor produtivo, a Unochapecó realizou, pela primeira vez, um depósito de patente de titularidade da instituição. O pedido é para a invenção “Processo de Tratamento de Sementes por Nanopartículas de Nutrientes”, uma iniciativa de professores e estudantes da instituição.
A invenção é resultado da pesquisa do mestrado em Tecnologia e Gestão da Inovação da estudante Cristiane Segatto. O trabalho é orientado pelo professor do mestrado, Márcio Fiori, e desenvolvido também pelos professores Cristiano Lajús, Luciano Luiz Silva, Gean da Luz, Humberto Gracher Riella e pela acadêmica Riobonitense de graduação em Engenharia Química Adariely Galera. 
O professor Fiori explica que a invenção surgiu com a intenção de solucionar um dos problemas enfrentados hoje pela agricultura no cultivo de milho. “Trata-se de um processo desenvolvido para corrigir o nível de zinco na planta, com a incorporação de nanopartículas do nutriente para tratar a semente do milho e garantir que a planta tenha uma alta produtividade”.
Até agora, várias análises já foram realizadas e há um campo de testes em Coronel Freitas onde a invenção é aplicada. “Os resultados têm sido excepcionais. Temos plantas que foram tratadas por esse processo e plantas que não foram tratadas e a diferença é imensa”, destaca Fiori.
A coordenadora do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT) e professora do curso de Direito da Unochapecó, Cristiani Fontanela, esclarece que o regime jurídico de patentes é um instrumento estratégico de fomento à inovação e à competitividade, bem como uma forma de estimular pesquisadores para que protejam seu conhecimento, além de ser um indicador de produção. "Com o registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), surge a possibilidade de serem gerados frutos econômicos na transferência de tecnologia, fator importante para a universidade e para os pesquisadores”.

 Segundo o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Claudio Alcides Jacoski, é uma oportunidade para a Unochapecó ampliar ações que tragam soluções para o mercado, em prol do desenvolvimento regional. 
“Essa conquista representa a entrada da Unochapecó em um seleto grupo de instituições de ensino superior que promovem a inovação. Esta é uma proposta que está em andamento e que necessita ainda de passos firmes para se efetivar. O Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ será um importante instrumento para ampliar estas conquistas, pois neste espaço teremos a oportunidade de ampliar as oportunidades aos nossos alunos e pesquisadores para gerar projetos, ideias inovadoras, e conhecimento para toda sociedade”, afirma Jacoski.
 Oportunidades
Em relação aos reflexos da invenção, o professor Fiori ressalta que já existem duas empresas interessadas em transferência de tecnologia dessa patente. Uma empresa especialista em sementes já firmou um termo de cooperação com a universidade e a outra está fornecendo as nanopartículas de zinco para o projeto. “É uma ideia 100% da universidade que pode se transformar em um produto e, através da patente, poderá contribuir com a comunidade, com empresas e com o desenvolvimento econômico e social". 
Famosos
E, o trabalho desenvolvido por alunos e professores da Unochapecó tem atraído as atenções, não só de empresas especializadas nesta área, como também da imprensa. Na manhã desta quinta-feira(06), a Adariely e a Cristiane Segatto, universitárias da Unochapecó, concederam entrevista a Rede Globo de Televisão, através de sua afiliada, a RBS de Chapecó(foto), falando sobre o projeto, o seu desenvolvimento e sobre as expectativas do que poderá apresentar como resultados na cultura do milho.
Unochapecó/AF

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul