quinta-feira, dezembro 04, 2014

Conselho Estadual de Educação comemora 50 anos

Debate sobre os sistemas Estadual e Municipais de Ensino do Paraná, no Palácio Iguaçu, faz parte da programação.  
O Conselho Estadual de Educação comemora nesta semana 50 anos de atividade. As comemorações do órgão responsável pela autorização, renovação, supervisão e avaliação das instituições de ensino estaduais, municipais, púbicas e privadas, da educação infantil ao ensino superior do Paraná,acontece no Palácio Iguaçu, em Curitiba, na quinta-feira (4) e sexta-feira (5).
Um debate sobre os sistemas Estadual e Municipais de Ensino do Paraná acontecerá na quinta-feira à tarde, no Palácio Iguaçu. Representantes do Conselho, da União dos Conselhos Municipais da Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e da Secretaria de Estado da Educação.
O evento incentiva os municípios a implantarem seus próprios sistemas de ensino, oferecendo uma maior autonomia na regulamentação das instituições. Atualmente, apenas 14 municípios possuem seus sistemas criados.
 Sexta-feira (5):  Durante a solenidade, será lançado o Prêmio de Educação do Paraná – Educador Raul Gomes para incentivar as inovações na área da educação feitas por alunos, professores e pesquisadores das Escolas de educação básica e instituições de ensino superior. As inscrições para o prêmio acontecem no primeiro semestre de 2015. Já a seleção e premiação ficam para o segundo semestre. O concurso serve para identificar e divulgar projetos que apresentam avanços nos processos de ensino e de aprendizagem.
O prêmio é uma homenagem a Raul Gomes (1889-1975), paranaense ilustre nas áreas educacional, jornalística e cultural. Gomes foi professor formado pela Escola Normal de Curitiba e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, atuou no ensino primário e secundário. Foi também professor na UFPR. Ele foi signatário do Manifesto dos Pioneiros pela Educação Nova, firmado em 1932, que defendia as ideias do Movimento pela Escola Nova no Paraná. Sua atuação no jornalismo permitiu iniciativas de campanhas em prol da cultura paranaense, como a construção da Biblioteca Pública do Paraná e do Teatro Guaíra. 
 Ele ainda teve atuou para a criação de instituições culturais e artísticas como o Centro de Letras do Paraná, o Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná, a Academia Paranaense de Letras, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê, a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e a Academia Feminina de Letras do Paraná.
 REVISTA – Ainda será apresentada uma edição especial da Revista Criteria, órgão oficial do Conselho de Educação, que circulou de 1965 a 1992e publicava a legislação das áreas de educação e de cultura, vinculada à época. A nova edição conta com uma linha editorial com artigos dos conselheiros, histórico da entidade e uma entrevista com o primeiro presidente do Conselho de Educação, Véspero Mendes, secretário de Estado da Educação de 1964 a 1965.
 A ideia é continuar com a revista no próximo ano, com periodicidade a definir, com debates, artigos e opiniões de professores e alunos. Uma edição online ainda estará disponível na internet.
 SELO – Um selo comemorativo também será lançado na ocasião. Ele será usado para alimentar a postagem da Secretaria da Educação e do Conselho para correspondência. Uma logomarca foi especialmente criada para o Jubileu de Ouro (1964-2014) com um pinheiro estilizado. O selo ainda possui imagem da tela “Pinheiro” (1971), do pintor paranaense Theodoro de Bona (1904-1990).

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul