quarta-feira, dezembro 17, 2014

Guarapuava:Prefeito Cesar Filho acompanha obras em pontes

A Secretaria de Obras está reformando ou construindo pontes por todo o interior de Guarapuava. Na segunda-feira (15), o prefeito Cesar Silvestri Filho e o secretário Ivanês Josefi vistoriaram o trabalho e conversaram com moradores. "As equipes estão construindo novas pontes, que são mais seguras e duráveis. Outras são reformadas. Por anos, o interior ficou abandonado, mas estamos promovendo a qualidade de vida com várias ações voltadas à manutenção das estradas, habitação rural e comercialização de produtos da agricultura familiar, por exemplo", destaca Cesar Filho.
Enquanto prosseguem com a reforma das pontes que foram danificadas ou destruídas pela enchente, em junho deste ano, a secretaria atende às comunidades de acordo com a necessidade de obras. Um dos trabalhos foi finalizado na ponte que faz a divisa entre os assentamentos Bananas e 13 de Novembro. Por 28 dias, os moradores precisaram utilizar um desvio, até a conclusão, que recebeu elogios de dona Neuzi do Pilar Silva. Ao prefeito, a agricultora familiar agradeceu também pela implantação da feira do produtor e a aquisição da merenda escolar pelo Estado, o que antes não ocorria. "Antes a gente não tinha renda garantida, agora toda semana temos nosso dinheiro da feira. As coisas mudaram por aqui", diz ela.
A antiga ponte de madeira foi substituída por um bueiro com quatro linhas de manilhas de 1,20 metro, totalizando 28 manilhas. Para garantir mais segurança, a cabeceira e as alas receberam concreto. "Essas são pontes definitivas e totalmente seguras. A maioria, cerca de 40, sofreu grandes danos com a enchente e estamos reformando ou construindo através do PRD [Plano de Recuperação de Danos], lançado após a enchente", garante o secretário. O produtor familiar Airton Staciak agora está mais tranquilo. "Eu trabalho com produção de leite e tenho certeza que vai facilitar o escoamento do nosso produto", destaca.
Pelo interior seguem as obras do PRD. Novas pontes sobre o Rio das Pedras, sobre o Rio Bananas, entre outras chamam a atenção e agradam motoristas e pedestres. Além disso, a secretaria refez um trecho, de mais de 300 metros, da antiga estrada que liga Guarapuava à Inácio Martins, no Jordão. "Com a enchente, aconteceu um grande deslizamento que encobriu parte da estrada que ficou intrafegável. Nós reconstruímos e ficou muito melhor para a comunidade", relata o funcionário da Secretaria de Obras, Leonardo Valenga.

Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Guarapuava

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul