sexta-feira, dezembro 05, 2014

Richa criará comitê para elaboração do Plano Estadual de Educação

O Governador Beto Richa vai criar o Comitê Gestor do Plano Estadual de Educação. A assinatura será nesta sexta-feira (5), no Palácio Iguaçu, durante as comemorações do 50 anos do Conselho Estadual de Educação. Até julho de 2015 o Plano Estadual de Educação do Paraná deverá estar pronto e encaminhando para a Assembleia Legislativa do Estado.
O Comitê será vinculado ao gabinete do governador e abrangerá vários segmentos da educação paranaense como redes municipais de educação, Sistema S, Federal das Apaes, App-Sindicato, Sindicato das Escolas Particulares e outros.
O trabalho do Comitê será organizado pelas Secretarias de Estado da Educação, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Conselho Estadual de Educação. “Será um comitê de alto nível para que seja construído um plano de interesse comum ao povo paranaense e que traga resultados ao futuro da educação pública”, destaca o secretário de Estado da Educação, Paulo Schmidt.
50 anos do Conselho: Nesta sexta-feira (5) será comemorado o cinquentenário do órgão responsável pela autorização, renovação, supervisão e avaliação das instituições de ensino estaduais, municipais, púbicas e privadas, da educação infantil ao ensino superior do Paraná.
Durante a solenidade, será lançado o Prêmio de Educação do Paraná - Educador Raul Gomes para incentivar as inovações na área da educação feitas por alunos, professores e pesquisadores das Escolas de educação básica e instituições de ensino superior. As inscrições para o prêmio acontecem no primeiro semestre de 2015. Já a seleção e premiação ficam para o segundo semestre. O concurso serve para identificar e divulgar projetos que apresentam avanços nos processos de ensino e de aprendizagem.
O prêmio é uma homenagem a Raul Gomes (1889-1975), paranaense ilustre nas áreas educacional, jornalística e cultural. Gomes foi professor formado pela Escola Normal de Curitiba e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, atuou no ensino primário e secundário. Foi também professor na UFPR. Ele foi signatário do Manifesto dos Pioneiros pela Educação Nova, firmado em 1932, que defendia as ideias do Movimento pela Escola Nova no Paraná. Sua atuação no jornalismo permitiu iniciativas de campanhas em prol da cultura paranaense, como a construção da Biblioteca Pública do Paraná e do Teatro Guaíra. 
Ele ainda teve atuou para a criação de instituições culturais e artísticas como o Centro de Letras do Paraná, o Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná, a Academia Paranaense de Letras, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê, a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e a Academia Feminina de Letras do Paraná.
REVISTA – Ainda será apresentada uma edição especial da Revista Criteria, órgão oficial do Conselho de Educação, que circulou de 1965 a 1992e publicava a legislação das áreas de educação e de cultura, vinculada à época. A nova edição conta com uma linha editorial com artigos dos conselheiros, histórico da entidade e uma entrevista com o primeiro presidente do Conselho de Educação, Véspero Mendes, secretário de Estado da Educação de 1964 a 1965.
A ideia é continuar com a revista no próximo ano, com periodicidade a definir, com debates, artigos e opiniões de professores e alunos. Uma edição online ainda estará disponível na internet.
 SELO – Um selo comemorativo também será lançado na ocasião. Ele será usado para alimentar a postagem da Secretaria da Educação e do Conselho para correspondência. Uma logomarca foi especialmente criada para o Jubileu de Ouro (1964-2014) com um pinheiro estilizado. O selo ainda possui imagem da tela “Pinheiro” (1971), do pintor paranaense Theodoro de Bona (1904-1990).
 Local: Salão de Atos - Palácio Iguaçu
 Dia 5
15h: Abertura
Assinatura do decreto de criação do Comitê Gestor do Plano Estadual de
Educação
Lançamento do Selo Comemorativo do Jubileu do CEE/PR
Lançamento do Prêmio de Educação do Paraná – Educador Raul Gomes
Lançamento da edição especial da revista Criteria

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul